Se há dois clubes que costumam garantir jogos plenos de emoção quando se trata de confrontos a eliminar são os finalistas da Taça do próximo sábado, Sporting e Porto, embora nos últimos anos os leões tenham ganhado sempre.
Corpo do artigo
Já vimos que o confronto direto entre Sporting e Porto em finais da Taça não podia estar mais igualado: duas vitórias para cada lado. Constatamos ainda que o mesmo acontece no número de troféus dos dois clubes na prova: 16 para cada lado.
Mas não é apenas na Taça que o equilíbrio é a nota dominante na história dos jogos entre leões e dragões: a contar para todas as competições, já se defrontaram 233 vezes e há apenas uma diferença de duas vitórias a separá-los: o Porto venceu em 84 jogos e o Sporting em 82, sobrando 67 empates.
Centrando a nossa atenção em encontros a contar para a Taça de Portugal mantém-se o equilíbrio: 14 vitórias para os portuenses e 13 para os lisboetas, igualmente com um elevado número de igualdades: 12.
Se contarmos o número de eliminatórias ganhas na competição (incluindo finais), no confronto direto, o Porto leva a melhor sobre o Sporting, 13 contra 10.
Apesar disso, verifica-se o oposto se tivermos em consideração todas os encontros disputados entre os dois clubes em provas oficiais a eliminar: juntando os resultados do Campeonato de Portugal (realizado nas décadas de 1932 e 1930), da Taça de Portugal, da Supertaça e da Taça da Liga, os leões ganharam mais vezes aos dragões (23) do que o contrário (18 vezes).
E mais importante ainda, o Sporting tem sido bem mais forte neste tipo de jogos nos últimos anos, afastando os portistas da Taça nas duas últimas eliminatórias que disputaram (em 2014 e 2018), e nas três derradeiras vezes que se defrontaram em partidas a eliminar na Taça da Liga (em 2009, 2018 e 2019). Ou seja, um total de cinco confrontos diretos consecutivos favoráveis aos leões, desde 2009 até hoje, mesmo que na maioria deles (3) tenham vencido no desempate por penáltis.
A isto deve acrescentar-se o facto de nas quatro Supertaças decididas entre as duas equipas, o Sporting ter levado sempre a melhor.
Ainda assim, o facto é que sempre que as duas equipas se defrontam em competições a eliminar a emoção domina, tendo sido muitas vezes necessário ao longo da história recorrer a prolongamentos, finalíssimas ou desempate por penáltis.
Mas isso será assunto para o próximo Números Redondos.