A sede de Paulinho e Edwards chegou para secar o Rio Ave. Sporting vence e cola-se ao FC Porto
Veja os golos. Os leões partilham a liderança do campeonato com os dragões.
Corpo do artigo
Havia um rio chamado Ave que foi até Alvalade, mas o problema foi que se encontrou com dois leões cheios de sede. O Sporting venceu esta segunda-feira os vilacondenses em Alvalade e alcançaram de novo o FC Porto na liderança do campeonato.
Paulinho e Edwards formaram uma dupla para a qual o Rio Ave não teve qualquer antídoto. Foi o inglês a assistir o português para o primeiro golo do jogo. Depois, o extremo foi sozinho para fechar o resultado.
TSF\audio\2023\09\noticias\25\25_setembro_2023_filme_do_jogo_sporting_2_rio_ave_0
O jogo ainda nem tinha começado e o Rio Ave já tinha baixas. Joca, que estava escalado para o onze inicial, lesionou-se no aquecimento e teve de ser substituído por João Graça. Nos leões, Rúben Amorim deixava Gyökeres de fora e Paulinho era o único ponta de lança em campo.
O Sporting entrou a pressionar, com mais bola no meio-campo vilacondense, mas as oportunidades não apareciam.
Aos sete minutos, lá apareceu o perigo e com a bola a entrar na baliza. Paulinho apareceu nas costas da defesa do Rio Ave pela esquerda e serviu Marcus Edwards para um golo fácil, mas o lance foi invalidado por fora de jogo do português.
Golo teve de esperar, mas não muito. Os intervenientes foram os mesmos, mas com papéis invertidos. Morita fez um passe a rasgar a defesa rioavista para Edwards e o inglês deu para Paulinho marcar o primeiro do jogo.
https://tsf.vsports.pt/embd/89658/m/16620/tsf/9b298498ff7843e529771ade0b65df6c?autostart=false
O Rio Ave tentava ter mais bola para se aproximar da baliza adversária e eventualmente empatar, mas isso saiu-lhe caro. Numa saída desde trás, Magrão deu a bola a Patrick William, mas este perdeu para Edwards que arrancou junto à linha de fundo em direção à baliza. Quando toda a gente estava à espera de um cruzamento, o inglês enganou toda a gente e rematou ao primeiro poste, para o fundo das redes vilacondenses.
https://tsf.vsports.pt/embd/89660/m/16620/tsf/05f693c2696fc32b4ac1fda32194b3ae?autostart=false
Em cima da meia hora de jogo quase surgiu o 3-0. Paulinho cruzou à meia volta e Pedro Gonçalves, no segundo poste e com a baliza escancarada, atirou à barra.
O internacional português não estava inspirado. Minutos depois, isolou-se após um passe de Marcus Edwards, mas o remate foi detido pela mancha de Magrão.
O intervalo chegou com o 2-0 no marcador e, no regresso, o Rio Ave voltou com um golo. Aos 49 minutos, Fábio Ronaldo, que passou para ala esquerdo como tem vindo a ser habitual, arrancou uma falta de Coates. Ventura, acabadinho de entrar, cruzou para a área e Costinha cabeceou para o fundo da baliza. No entanto, o lance foi invalidado por fora de jogo.
A equipa nortenha apareceu mais espevitada no segundo tempo e, ainda que sem conseguir marcar, chegava mais vezes à área contrária e impedia que o Sporting dominasse tanto a partida como o tinha feito na primeira parte.
Até ao final houve algumas ocasiões para ambos os lados, mas sempre com o mesmo resultado. Não houve mais golos e o Sporting acabou mesmo por sair vencedor da partida. Assim, os leões somam os mesmos 16 pontos que o FC Porto já tinha, partilhando novamente a liderança, desta vez sem a companhia do Boavista.
Onze do Sporting: Adán, Diomande, Coates, Inácio, Esgaio, Hjulmand, Mortia, Nuno Santos, Edwards, Pedro Gonçalves e Paulinho
Onze do Rio Ave: Magrão, Pantalon, Aderllan Santos, Patrick William, Costinha, Guga, Amine, Sávio, João Graça, Fábio Ronaldo e Leonardo Ruiz.
Suplentes do Sporting: Israel, Matheus Reis, Gyökeres, Neto, Essugo, Trincão, Geny Catamo, Fresneda e Daniel Bragança.
Suplentes do Rio Ave: Jhonatan, Miguel Nóbrega, Hernâni, Vítor Gomes, Ventura, Lomboto, Ukra e Zé Manuel.