
Global Imagens/Algarve Photo Press
O Sporting perdeu com o West Ham (2-3), no jogo de abertura do Torneio do Guadiana, disputado no Estádio Municipal de Portimão.
Corpo do artigo
Os "leões" deixaram indicações negativas apesar de terem estado em vantagem, graças à grande penalidade convertida por Capel (45+4 minutos), permitindo a reviravolta na segunda parte, com golos de Nolan (58) e Morrison (59 e 79), antes de Evaldo reduzir a desvantagem (84).
Depois do triunfo sobre o Nacional (1-0), Leonardo Jardim mudou praticamente meia equipa, operando cinco alterações no "onze" inicial, com a aposta em Marcelo Boeck, Welder, Marcos Rojo, Rinaudo e Capel.
O Sporting ameaçou a baliza de Jaaskelainen logo no primeiro minuto de jogo, com um remate de Carrillo que passou poucos centímetros acima da barra, mas os "leões" adormeceram e deixaram os ingleses tomar as rédeas do jogo.
Aos 14 minutos, o West Ham, décimo classificado na última edição da Liga inglesa de futebol, esteve perto de abrir o marcador por duas vezes, aproveitando a passividade da defensiva "leonina": Joe Cole atirou à barra e, na recarga, Nolan rematou por cima.
O jogo entrou depois numa fase confusa, com a atitude demasiado agressiva do West Ham a contribuir para paragens constantes e algumas picardias evitáveis.
Antes do intervalo, e já depois de Montero desperdiçar uma boa oportunidade (45), o Sporting ganhou vantagem, com Capel a converter uma grande penalidade ao quarto minuto de descontos, depois de Taylor ter tocado a bola com o braço na área.
No início da segunda parte, aos 55 minutos, Carrillo teve nos pés o 2-0, mas exagerou na condução da bola na grande área, depois de uma boa jogada individual, e acabou por ver Reid cortar o seu remate para canto.
A equipa inglesa mostrou-se muito mais eficaz e, em apenas um minuto, virou o resultado: primeiro, Nolan encostou na pequena área após um toque de cabeça de Maiga (58) e, depois, foi Morrison a assinar o 1-2, com um remate rasteiro de fora da área (59).
Perante um Sporting "apagado" e sem capacidade de reação, o West Ham chegou ao terceiro golo, aos 79 minutos, com Morrison a aproveitar uma falha de marcação para cabecear sem problemas na área.
Os "leões" ainda reduziram a diferença, com um desvio de cabeça de Evaldo após um livre lateral de Wilson Eduardo (84), mas a resposta não chegou para o empate até ao apito final.
Na marcação de grandes penalidades, que poderá servir para desempate em caso de igualdade pontual no final da prova, as duas equipas empataram 4-4: Marcos Rojo falhou pelo Sporting e Morrison pelos ingleses.
O XIII Torneio do Guadiana prossegue terça-feira com a realização do Sporting de Braga-West Ham, às 21:15, também em Portimão.
Ficha Técnica:
Jogo no Estádio Municipal de Portimão.
Sporting - West Ham, 2-3. Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: 1-0, Capel, 45+4 minutos (grande penalidade). 1-1, Nolan, 58. 1-2, Morrison, 59. 1-3, Morrison, 79. 2-3, Evaldo, 84.
Equipas:
- Sporting: Marcelo Boeck, Welder, Maurício, Marcos Rojo, Evaldo, Rinaudo (William Carvalho, 46), André Martins (Wilson Eduardo, 67), Adrien (Gerson Magrão, 80), Capel (Chaby, 46), Montero e Carrillo (Cissé, 74). (Suplentes: Rui Patrício, Jefferson, Gerson Magrão, William Carvalho, Wilson Eduardo, Ruben Semedo, Cédric, Chaby e Cissé). Treinador: Leonardo Jardim.
- West Ham: Jaaskelainen, O'Brien, Tomkins (Mpanzu, 68), Reid, Taylor (Rat-Dinca, 46), Morrison, Noble, Joe Cole, Kevin Nolan (Lletget, 76), Jarvis e Maiga (Lee, 60). Suplentes: Castillo, Collins, Demel, Diame, Lee, Lletget, Mpanzu, Potts, Rat-Dinca). Treinador: Sam Allardyce.
Árbitro: Ricardo Martins (Algarve).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Reid (06), Marcos Rojo (31), Maiga (31), Taylor (44), O'Brien (75), Jaaskelainen (86).
Assistência: Cerca de 5.000 espetadores.