Leões chegam à liderança provisória do campeonato depois de uma goleada sobre o Tondela. Pedro Trigueira impediu que a vantagem do Sporting ganhasse outra expressão.
Corpo do artigo
O Sporting chegou, este domingo, à liderança do campeonato depois de vencer o Tondela por 4-0 em Alvalade. Pedro "Pote" Gonçalves, por duas vezes, Pedro Porro e Sporar marcaram os golos da vitória leonina que não foi mais expressiva porque na baliza do Tondela esteve um inspirado Pedro Trigueira.
A equipa de Rúben Amorim ocupa o primeiro lugar do campeonato com 16 pontos, pelo menos até que o Benfica jogue, esta segunda-feira, frente ao Boavista. Nota também para a vantagem de seis pontos que os leões construíram sobre o FC Porto.
Já o Tondela mantém os dois pontos de vantagem sobre a zona de despromoção da Primeira Liga.
Rúben Amorim deu, pela primeira vez neste época, a titularidade a João Mário e Sporar, alterando o onze com que já alinhava há três jogos, prescindindo de Matheus Nunes e Nuno Santos.
Os tondelenses chegavam à partida montados em 5-2-3, um formação que encaixava naturalmente na do Sporting, com quatro médios em combate direto entre si.
A primeira oportunidade clara de golo da partida surgiu aos quatro minutos, quando Coates surgiu sozinho no coração da grande área e cabeceou ao lado da baliza após livre de João Mário.
O perigo voltou a rondar a baliza de Trigueira aos 21 minutos, quando Pedro Gonçalves chegou ao interior da área e, só com o guarda-redes pela frente, acabou por atirar contra o corpo do guarda-redes do Tondela. No minuto seguinte, foi Nuno Mendes que voltou a testar Trigueira: ganhou o guarda-redes.
Foram precisos mais de dez minutos para que o Sporting voltasse a aproximar-se da baliza mas, uma vez mais, Trigueira mostrou que estava em Alvalade para dificultar a vida do Sporting. Pedro Gonçalves surge de novo isolado e, ao atirar à baliza, o guarda-redes português, com o braço esquerdo, nega o que seria o primeiro golo da partida.
Aos 41', novamente Trigueira: desta vez foi João Mário quem rematou e obrigou o guarda-redes a fazer uma defesa a dois tempos. Mas não duraria para sempre.
Aos 45', Porro cruza para a grande área a partir do corredor direito e, ao segundo poste, surgiu Pote que desviou para a baliza como conseguiu. Estava feito o 1-0 em cima do intervalo e o jovem médio do Sporting já marca há três jogos consecutivos.
https://www.vsports.pt/embd/61556/m/7048/tsf/2e190a916eddaa36ea43b8b4b6582680?autostart=false
No regresso dos balneários, Jaquité deu lugar a Mario Gonzalez na equipa do Tondela. Mas há mesmo um Pote de ouro em Alvalade.
Aos 49', Sporar surge em velocidade na direita do ataque leonino e cruza para o coração da grande área, onde surge Pedro Gonçalves. Trigueira ainda voou, mas não conseguiu travar o remate do médio português que fez mesmo o 2-0.
https://www.vsports.pt/embd/61558/m/7048/tsf/8430f3614539c4f4fb069e8d2146fc90?autostart=false
O Tondela respondeu rápido: aos 53', Mario Gonzalez surge isolado pelo corredor central e, à saída de Adán, atirou a contar para o fundo das redes leoninas. Após análise pelo VAR, o lance acabou por ser anulado.
https://www.vsports.pt/embd/61559/m/7048/tsf/241e897ac704e64271b7baa95972524e?autostart=false
Mais dois minutos, mais duas defesas de Trigueira. Se a primeira é culpa direta do guarda-redes, que colocou a bola nos pés de Tiago Tomás, a segunda é uma demonstração de reflexos, que rematou outro remate, também de Tiago Tomás. E, no minuto seguinte, nova defesa, desta vez a remate de Sporar. Não fosse o guarda-redes português ex-Vitória de Setúbal e Moreirense e o Tondela estaria a perder por números mais volumosos.
Foi, portanto, momento de mudanças em Alvalade: Matheus Nunes por Palhinha e Nuno Santos por Tiago Tomás no Sporting, Medioub por Khacef e Bebeto por Murillo no Tondela. No momento seguinte, Matheus Nunes estava a perder a bola e quase oferecia o 2-1 ao Tondela.
Depois, Porro e Pote subiram em "tabelinhas" pelo terreno o português atirou mesmo para o fundo das redes, fazendo o que seria o seu hattrick, não tivesse o lance sido anulado.
https://www.vsports.pt/embd/61563/m/7048/tsf/d12ae003ad2559f1ec2bf44b7773a71d?autostart=false
O Tondela voltava a mexer: desta vez entravam Pedro Augusto e Souley para os lugares de Rafael Barbosa e João Pedro. Mas o Sporting marcaria mesmo.
Aos 79', Nuno Santos trabalha bem na esquerda e aponta um cruzamento ao segundo poste onde surge Pedro Porro, de primeira, a finalizar com sucesso para o 3-0. Pedro Gonçalves saía do jogo para dar lugar a Jovane Cabral.
https://www.vsports.pt/embd/61564/m/7048/tsf/84ac137ada1ceadaa1d7e4fb8b86f5b5?autostart=false
A última substituição de Rúben Amorim foi a entrada de Plata para o lugar de Nuno Mendes. Até ao final do jogo ainda houve tempo para as coisas azedarem em Alvalade: Pedro Augusto, Matheus Nunes e Nuno Santos viram todos o amarelo depois de uma confusão e de alguns empurrões.
O jogo não acabou sem que João Mário descobrisse Sporar na profundidade. No um para um com Trigueira, o ponta de lança ainda permitiu uma primeira defesa mas, depois da bola sobrar para os seus pés, marcou mesmo o 4-0 final.
https://www.vsports.pt/embd/61565/m/7048/tsf/efef25083e0c922bdcb17896d11d7219?autostart=false
Onze do Sporting: Adán, Neto, Coates (C), Feddal, Porro, Palhinha, João Mário, Nuno Mendes, Tiago Tomás, Pedro Gonçalves e Sporar
Onze do Tondela: Pedro Trigueira, Khacef, Enzo Martinez, Yohan Tavares (C), Filipe Ferreira, Jaquité, João Pedro, Jaume, Rafael Barbosa, Murillo e Salvador Agra
A equipa de Alvalade pode chegar à liderança provisória do campeonato se vencer esta noite, ampliando também para seis pontos a vantagem que tem sobre o FC Porto, terceiro classificado.
O jogo é arbitrado por António Nobre, assistido por Pedro Ribeiro e Pedro Felisberto. No VAR está Bruno Esteves.
Suplentes do Sporting: Max, Matheus Nunes, Nuno Santos, Plata, Marques, Gonçalo Inácio, Daniel Bragança, Eduardo Quaresma e Jovane
Suplentes do Tondela: Niasse, Bebeto, Pedro Augusto, Strkalj, Mario Gonzalez, Tiago, Medioub, Souley e Arcanjo