Leões garantiram um lugar na final da Taça da Liga depois de vencerem nos penáltis (3-4). FC Porto já garantiu, esta terça-feira, a sua presença no derradeiro jogo. Veja os golos.
Corpo do artigo
Adivinhava-se uma meia-final da Taça da Liga, disputada esta quarta-feira entre Sporting de Braga e Sporting, muito intensa, tão intensa quanto a desta terça-feira, entre Benfica e FC Porto. As equipas não desiludiram e, para quem gosta disso, até ofereceram um "bónus": leões e "Gverreiros do Minho" foram a penáltis para decidir quem vence a partida e disputa o troféu e o título de #CampeãoDeInverno com o FC Porto. No final, foram os leões quem sorriu.
Ainda havia quem procurasse o seu lugar nas bancadas da Pedreira quando Dyego Sousa aproveitou da melhor forma um erro monumental da defesa do Sporting. Os bracarenses soltaram um ataque pela direita mas a bola depressa chegou ao corredor contrário, onde estava João Novais. O médio português aproveitou uma excelente desmarcação de Dyego Sousa - Mathieu estava, também ele, à procura do seu lugar - para cruzar a bola. O ponta de lança brasileiro, sozinho e sem saltar, cabeceou a contar para o primeiro da noite.
TSF\audio\2019\01\noticias\23\resumo_braga_sporting
Nem dois minutos passaram e Renan já sentia, de novo, um arrepio na espinha. Na sequência de um livre lateral para os bracarenses, a bola sobe em balão e acaba por apanhar toda a gente desprevenida. Tão desprevenida que Wilson Eduardo nem acreditou quando a bola lhe caiu nos pés a meros três ou quatro metros da linha de golo: o extremo acabou por ver a bola enrolar-se no pé esquerdo e não conseguiu desviá-la para a baliza, nem à primeira, nem à segunda. Se Keizer tivesse cabelo, tê-lo-ia já em pé.
Os leões foram, aos poucos, entrando no jogo, mas faltava decidir melhor. Luiz Phellype dava uma nova dinâmica ao ataque sportinguista, mas a defesa bracarense acabava por anular os ataques antes que pudessem criar perigo. Se o jogo corrido não estava a resultar, foi de bola parada que o Sporting chegou à igualdade.
Acuña bateu um pontapé de canto a partir da esquerda e Coates converteu uma autêntica "grande penalidade de cabeça". O central uruguaio saltou mais alto que os defesas bracarenses e mesmo em cima da marca de penálti, cabeceou para o canto superior da baliza de Marafona, fazendo o empate aos 37'.
Os bracarenses entraram no segundo tempo a todo o gás e conseguiram mesmo marcar poucos segundos depois do reatamento. Wilson Eduardo cruzou a partir da esquerda e João Novais cabeceou para o fundo da baliza à guarda de Renan. A Pedreira ainda festejou, mas o VAR chamou Manuel Oliveira à linha lateral para rever as imagens. O árbitro da partida encontrou uma falta na construção da jogada e anulou o golo que teria colocado o Sporting de Braga em vantagem.
João Novais ia tentando, sobretudo a partir de remates de longe, marcar o segundo golo dos bracarenses, mas Renan e a trave impediam a vantagem dos dos homens da casa. Aos 87 minutos, houve suspeita de grande penalidade em Braga: Coates cai dentro da grande área, na sequência de uma bola cruzada para a área. Manuel Oliveira foi ver as imagens e, como não encontrou qualquer infração, mandou seguir.
Até ao final da partida, e porque mais ninguém conseguiu marcar, o jogo na Pedreira foi mesmo a penáltis. Ao 14.º penálti, Renan defendeu o penálti de Ricardo Ryller e festejou com a equipa do Sporting a passagem à final da Taça da Liga.
Dyego Sousa marcou aos 3'.
https://www.vsports.pt/embd/49193/m/520386/tsf/484abf0e8e52f868dbf84f8d9a660172?autostart=false
Coates empatou a partida aos 37'.
https://www.vsports.pt/embd/49202/m/520386/tsf/54180b1c0c305eaebd6a17508f3993ab?autostart=false
João Novais viu um golo ser-lhe anulado no arranque da 2.ª parte.
https://www.vsports.pt/embd/49206/m/520386/tsf/3a0953dd5a3341d375873de06099effa?autostart=false
Penáltis:
https://www.vsports.pt/embd/49217/m/520386/tsf/77dd7352ec103ed3a665ebe369e53b61?autostart=false
Bas Dost falhou; defesa de Marafona. (0-0)
Ricardo Horta falhou; defesa de Renan. (0-0)
Coates atirou ao poste. (0-0)
Paulinho à trave. (0-0)
Bruno Fernandes marca. (0-1)
Murilo falha; defesa de Renan. (0-1)
Nani falha; defesa de Marafona. (0-1)
Goiano marca (1-1)
Raphinha marca (1-2)
Dyego Sousa marca (2-2)
Ristovski marca (2-3)
Claudemir marca (3-3)
Jeffferson marca (3-4)
Renan defende o penálti de Ryller (3-4) e o Sporting venceu o jogo.
Onze do Braga: Marafona, Goiano, Raúl Silva, Bruno Viana, Sequeira, Claudemir, João Novais, Esgaio, Ryller, Wilson Eduardo e Dyego Sousa
Onze do Sporting: Renan, Ristovski, Coates, Mathieu, Acuña, Gudelj, Bruno Fernandes, Wendel, Nani, Raphinha e Luiz Phellype
Suplentes do Braga: Tiago Sá; Eduardo, Pablo, Murilo, Paulinho, Ricardo Horta, Trincão.
Suplentes do Sporting: Salin; Jefferson, André Pinto, Diaby, Francisco Geraldes, Petrovic, Bas Dost.
O jogo é arbitrado por Manuel Oliveira, auxiliado por Tiago Leandro e Nélson Cunha. Luís Godinho será o VAR.