Veja os golos. Português fez os dois golos que garantiram a vitória leonina.
Corpo do artigo
Esteve para haver Taça esta noite, em Alvalade, mas no final de contas foi mesmo o Sporting que venceu frente ao Varzim, cortesia de... Pote. O português fez os dois golos - um deles de penálti - do triunfo dos leões por 2-1. Heliardo, de penálti, foi quem ainda chegou a alimentar as esperanças poveiras de passar aos oitavos de final da prova rainha do futebol português.
A jogar equipado à Stromp contra o azul-claro dos poveiros, o Sporting teve dificuldade em jogar como quis e nunca chegou a conseguir fazê-lo verdadeiramente nos primeiros 15 minutos do jogo.
A primeira grande ocasião de golo foi até do Varzim, quando Zé Tiago correu quase meio campo isolado e, perante João Virgínia, quis puxar para o outro pé, perdendo tempo essencial para concluir a jogada.
O Sporting respondeu de longa distância. Bragança, hoje com a braçadeira de capitão, disparou ao canto superior esquerdo, mas Lekbab, com uma palmada, desviou a bola.
TSF\audio\2021\11\noticias\18\filme_do_jogo_scp_vs_varezim
Os poveiros não se intimidaram e, em cima da meia hora, marcaram mesmo, mas o golo acabou por ser anulado devido a fora de jogo de Heliardo. Pouco depois, Jovane Cabral atirava à trave ao cobrar um livre direto. Até ao intervalo, Matheus Nunes ainda teve o 1-0 nos pés, mas Lekbab negou.
Apesar de ter entrado bem na segunda parte, o Sporting viu o azar bater-lhe à porta nem com dez minutos de jogo. Jovane correu pela esquerda e acabou por sentir o pé a prender no relvado. O joelho esquerdo fez um movimento pouco recomendável e obrigou a assistência médica ao cabo-verdiano. Pote rendeu-o.
Entrado na última meia hora e sem golo à vista, Rúben Amorim tirou mais dois trunfos do banco: Sarabia e Porro para os lugares de Tabata e Gonçalo Esteves. Estava reunido o trio Pote-Sarabia-Paulinho lá na frente. E, lá está, marcou o suspeito do costume.
Sarabia avançou pela esquerda, cruzou para a boca da baliza e Paulinho tentou finalizar de calcanhar. Falhou, mas a bola sobrou para Pote, que só teve de encostar.
https://www.vsports.pt/embd/71576/m/11711/tsf/bea58452c08fa722087e1d4542518902?autostart=false
No banco do Varzim, António Barbosa respondeu ao golo com um avançado: prescindiu de Zé Tiago para lançar Agdon. Pouco depois, Murilo conquistava penálti por falta de Nuno Santos. Heliardo assumiu a marcação e ganhou o duelo com Virgínia. Bola para o meio da baliza e golo do empate em Alvalade.
https://www.vsports.pt/embd/71578/m/11711/tsf/774ccc40f0e10f7ee01d23690244340f?autostart=false
Alvalade apertava os cintos para dez minutos finais intensos... Até que Porro ganhou um penálti ao ser pisado dentro da grande área. Pote assumiu a marcação e fez o 2-1.
https://www.vsports.pt/embd/71580/m/11711/tsf/b7dfc926601c482bcdfe5e32ff308eed?autostart=false
Daí até ao final ainda houve sofrimento e um poveiro de gema - Luís Neto - a ajudar os leões a combatê-lo com sucesso. Murilo não acabou o jogo em campo: viu o segundo amarelo aos 90+2'.
Onze do Sporting: Virgínia, Ricardo Esgaio, Matheus Reis, Feddal, Gonçalo Esteves, Matheus Nunes, Bragança, Nuno Santos, Jovane, Tabata e Paulinho
Onze do Varzim: Ismael Lekbab, André Micael, Rafael Assis, Nuno Valente, André Leão, Zé Tiago, João Reis, José Ferreira, Cassio Sheid, Tavinho e Heliardo
O jogo foi arbitrado por André Narciso, assistido por Paulo Brás e Marco Vieira. O quarto árbitro foi Flávio Lima.
Suplentes do Sporting: André Paulo, Palhinha, Luís Neto, Sarabia, Porro, Pote e José Marsá
Suplentes do Varzim: Ricardo Nunes, Welesson Barreto, Ofosu, Tiago Cerveira, Murilo Freitas, Luís Pinheiro e Agdon