O Sporting venceu hoje no terreno do Sporting de Braga, por 3-2, com um 'hat-trick' de Bas Dost, em jogo da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Corpo do artigo
No Estádio do Municipal de Braga, o avançado holandês, melhor marcador da Liga, com 31 golos, marcou aos 50 minutos, de grande penalidade, aos 75 e aos 84, anulando a vantagem inicial conseguida por Ricardo Horta, aos 13, e desfazendo a igualdade reposta momentaneamente por Rui Fonte, aos 79.
O Sporting segue no terceiro lugar, com 67 pontos, menos cinco do que o FC Porto, segundo, e mais oito do que o Vitória de Guimarães, quarto, enquanto o Braga continua na quinta posição, com 51, mais quatro do que o Marítimo, que hoje foi derrotado pelo Feirense (2-1).
Com esta derrota, o Sporting de Braga deixou escapar o Guimarães (vencedor em Setúbal por 2-0, sexta-feira), na corrida para o quarto lugar. Os vimaranenses estão com 59 pontos e os bracarenses com 51.
Finalista da Taça de Portugal, o Guimarães assegura a Liga Europa, seja como vencedor da Taça ou pela classificação no campeonato, o que permite que o sexto lugar também tenha 'passaporte' para a Europa.
O lugar ainda é do Marítimo, hoje derrotado pelo Feirense, por 2-1. Está com 47 pontos e viu o Rio Ave aproximar-se com perigo, colocando-se somente a dois pontos, graças à vitória de sanado sobre o Nacional.
Na luta pela fuga à despromoção, Arouca e Moreirense empataram 2-2, um resultado que é interessante para ambos os emblemas.
O Arouca, que tem nove pontos a mais que Tondela, o 17.º da tabela, fica a um ponto da manutenção e só não faz ainda a festa porque joga na 33.ª ronda com os tondelenses.
Ainda na zona 'aflita' estão Estoril (31 pontos) e Moreirense (26), enquanto que Tondela (23) e Nacional (20) ocupam os lugares de descida.
Ainda hoje, jogam o tranquilo Belenenses com o 'quase tranquilo' Paços de Ferreira - ambos estão com 32 pontos, mas os pacenses ainda não garantiram a salvação.