
Global Imagens/Virgílio Rodrigues/Algarvephotopress
O Sporting assumiu provisoriamente o segundo lugar da Liga portuguesa de futebol, ao vencer hoje por 2-0 o Olhanense, em jogo da quarta jornada da prova, disputado em Faro.
Corpo do artigo
Depois de uma primeira parte com várias oportunidades desperdiçadas para os dois lados, a equipa "leonina" mostrou-se muito eficaz após o intervalo, com golos de Montero (51) e André Martins (60) a garantirem o regresso do Sporting às vitórias, depois do empate da última jornada com o Benfica.
O triunfo permitiu ao Sporting isolar-se no segundo lugar do campeonato, com dez pontos, menos dois do que o líder FC Porto, enquanto o Olhanense ocupa o 11.º lugar, com quatro pontos.
No Olhanense, Abel Xavier operou uma alteração face ao jogo (1-1) com o Marítimo, trocando Balogun por Bigazzi, enquanto Leonardo Jardim chamou Dier e Capel para os lugares de Carrillo (opção técnica) e Marcos Rojo (lesionado), face ao dérbi com o Benfica (1-1).
O equilíbrio imperou na fase inicial do jogo, com as duas equipas a dividirem a posse de bola e a criarem lances de relativo perigo junto das duas balizas, com destaque para um lance em que Capel se antecipou a Luís Filipe e desviou direito para as mãos de Ricardo, aos 11 minutos.
Pouco depois, uma lesão de Luís Filipe obrigou Abel Xavier a mudar a sua equipa, chamando o defesa romeno Mladen para ocupar a posição de lateral direito, momento que coincidiu com o período em que os "leões" começaram a assumir mais o controlo da partida.
Aos 24 minutos, Montero, num remate acrobático, quase inaugurava o marcador para os forasteiros e o mesmo aconteceu aos 30 minutos, após uma boa jogada coletiva "leonina", quando Cédric centrou para Wilson Eduardo, que, à entrada da área, em boa posição, rematou "enrolado".
O Olhanense apostou em jogar na expetativa, oferecendo com o passar do tempo o controlo da partida ao Sporting, mas teve as duas ocasiões mais flagrantes da primeira metade, ambas perto do intervalo.
Aos 40 minutos, Diakhite cabeceou à barra, na sequência de um canto marcado por Rui Duarte, e, aos 45, foi Mehmeti a aproveitar um erro de Maurício para se isolar e tentar um "chapéu", bloqueado por Rui Patrício em cima da linha da grande área.
Na entrada para a segunda parte, o Sporting decidiu o jogo, com dois golos no espaço de nove minutos, destacando-se o papel de André Martins, com uma assistência e um golo.
Primeiro, aos 51 minutos, o médio português marcou de livre, na esquerda, e Montero surgiu a cabecear no "coração" da área, assinando o sexto golo na Liga, e depois, aos 60 minutos, foi André Martins, assistido por Wilson Eduardo, a aproveitar a lentidão de Ricardo para se antecipar e rematar com sucesso.
Com uma vantagem de dois golos, o Sporting tranquilizou-se e abordou de forma paciente os últimos minutos, com Leonardo Jardim a aproveitar para estrear, oficialmente, o médio Vítor, um dos reforços assegurados no último dia de mercado.
O Olhanense aproveitou esse período para criar perigo junto da baliza de Rui Patrício, mas, no melhor lance (77 minutos), Vítor Bastos, sem marcação na área, falhou de forma escandalosa, cabeceando por cima.
Sob a abrbitragem de Olegário Benquerença, as equipas alinaram do seguinte modo:
Olhanense: Ricardo, Luís Filipe (Mladen, 19), Vítor Bastos, Diakhite, Jander, Celestino, Rui Duarte, Bigazzi (Vojtus, 75), João Ribeiro, Diego (Balogun, 58) e Mehmeti.
Suplentes: Belec, Mladen, Pelé, Balogun, Paulo Regula, Vojtus e Dionisi.
Sporting: Rui Patrício, Cédric, Eric Dier, Maurício, Jefferson, William Carvalho, Adrien (Rinaudo, 82), André Martins (Vítor, 69), Wilson Eduardo, Montero e Capel (Carrillo, 69).
Suplentes: Marcelo Boeck, Vítor, Slimani, Gerson Magrão, Carrillo, Rinaudo e Ruben Semedo.
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Luís Filipe (10), André Martins (21), Mladen (27), Rui Duarte (50), William Carvalho (56) e Bigazzi (61).