Dois golos do argelino Slimani chegaram para o Sporting levar de vencida o FC Porto. As duas equipas trocam de posição no topo do campeonato e agora são os leões que vão na frente com dois pontos de avanço.
Corpo do artigo
Em Alvalade, um bis do internacional argelino, aos 27 e 85 minutos, permitiu ao conjunto de Jorge Jesus superar o combinado do espanhol Julen Lopetegui, 'roubando-lhe' a liderança.
Em declarações após o final da partida Jorge Jesus lembrou que esta "foi a primeira vez que o Sporting registou este número de adeptos e é bom que acreditem cada vez mais na equipa". Para o técnico leonino "foi um grande jogo, com duas grandes equipas, numa primeira parte equilibrada. A única oportunidade de golo do FC Porto foi na primeira parte por Aboubakar, quando já havia 1-0, as duas equipas foram muito fortes defensivamente, fizemos o golo de bola parada, numa grande execução de Slimani e isso foi determinante para quem marcou primeiro comandar o jogo taticamente, tivemos esse poder, mas eu gostei muito da equipa do FC Porto em todos os momentos do jogo, que nunca se deu como vencida".
Na segunda parte, afirmou Jorge Jesus, "estivemos sempre mais perto do 2-0 do que do empate, o Sporting fez um jogo de grande qualidade, soubemos tapar o espaço coletivo e individualmente".
Sobre o trabalho do tecnico do FC Porto, Jorge Jesus disse "com sinceridade" que é "um treinador com qualidade, um líder" e que a equipa "está a fazer um bom campeonato".
Do lado do FC Porto, Julen Lopetegui, lamentou o resultado lembrando que "a bola parada foi a chave do jogo, num encontro com muita igualdade, mas os detalhes são definitivos, quem marca primeiro tem mais oportunidades de ganhar o jogo e isso aconteceu. Tivemos duas oportunidades claras na primeira parte, mas eles marcaram, bola parada, mérito deles, demérito nosso".
Após este triunfo, o Sporting voltou para a frente da classificação, agora com 38 pontos, mais dois do que o FC Porto, que caiu para segundo, e quatro do que o Benfica, terceiro, que hoje foi vencer a Guimarães por 1-0.
[liveblog:1313744]
ANTES DO JOGO COMEÇAR
Alvalade aguarda pela maior enchente da época para aquele que será o primeiro clássico do ano. Na abertura das bilheteiras este sábado, sobravam apenas 211 ingressos que entretanto já esgotaram. São esperados entre 45 a 47 mil adeptos, 2,6 mil desses do FC Porto.
A PSP não divulgou o número de efetivos destacados para este jogo, embora "respeitem os rácios que a lei define", afirmou o subintendente Pedro Pinho, em conferência de imprensa. Hugo Miguel, o juiz lisboeta, será o árbitro do encontro.
Estes dois têm história
Julen Lopetegui e Jorge Jesus voltam a encontrar-se este sábado, pouco mais de oito meses depois do último confronto entre ambos, quando o técnico português ainda comandava o Benfica. Este será o primeiro encontro de Lopetegui com Jesus como treinador do Sporting, num jogo recheado de ingredientes para um bom espectáculo, não fosse este ser o primeiro clássico do ano, e logo com a liderança do campeonato em jogo.
No último encontro entre Lopetegui e Jesus, que terminou empatado sem golos e seria muito importante para a conquista do bicampeonato do Benfica, os dois treinadores envolveram-se numa acesa discussão, que daria que falar nas semanas seguintes.
Jesus explicou na altura à comunicação social que Lopetegui não teria gostado do facto de o treinador português se enganar constantemente na pronúncia do seu nome. Lopetegui considerou abjeta a atitude de Jesus em partilhar a conversa entre ambos e perdeu todo o respeito pelo agora treinador do Sporting.
"Porque não?"
Ano novo, vida nova. Quem o diz é Lopetegui. Ninguém quer perder o primeiro clássico do ano, é certo, mas 2016 trouxe consigo uma borracha sobre esta guerra ibérica, pelo menos aparentemente. Jorge Jesus, em entrevista à TVI24, afirmou não ter nada contra Lopetegui, estando disposto a cumprimentar o rival. "Porque não? O ano passado a história era uma e este ano é outra".
Julen Lopetegui, por sua vez, não desfez o clima de paz e garantiu fazer o mesmo, bastando que para isso que os dois treinadores se cruzem. "Se me cruzar com ele, claro que sim, vou cumprimentá-lo. Porque não? Ano novo, vida nova".
Muitos elogios
Lopetegui acredita que não será fácil vencer o Sporting, especialmente depois de duas derrotas importantes num curto espaço de tempo. Com Jorge Jesus no comando dos leões, Lopetegui considera óbvias as melhorias na qualidade do Sporting, mesmo após o deslize na Madeira, frente ao União, que valeu a queda para o segundo lugar da liga. Jesus devolveu a gentileza, considerando a liderança da liga do FC Porto totalmente justa, não deixando de frisar que o mesmo se deveu a apenas uma jornada em que os rivais do Norte estiveram melhores do que o Sporting.
E como chegam estes dois rivais a 2016?
Lopetegui vive uma das piores fases do seu percurso como treinador do FC Porto, onde nem a ultrapassagem ao Sporting na última jornada antes do Natal, para assumir a liderança do campeonato, lhe valeu o apoio dos adeptos, que acusam a equipa de estar mais preocupada com os negócios. (FOTO). Se a Liga dos Campeões é um sonho que já lá vai, e que muito custou a digerir, a mais recente derrota em pleno estádio do Dragão, na abertura da Taça da Liga, frente ao Marítimo, foi também um teste ao poder de choque dos adeptos.
Jesus não tem razões para ficar a rir, e também em Alvalade se vive o pior momento da época. O Natal trouxe a primeira derrota no campeonato, contra o U. Madeira e com ela a perda da liderança da liga. Como se não bastasse, o Sporting vinha da primeira derrota interna da temporada, frente ao Sp. Braga, a contar para a Taça de Portugal. Valeu a vitória na Taça da Liga, diante do Paços de Ferreira, que ainda assim não terá qualquer efeito positivo num eventual deslize esta noite. Se perder, o Sporting ficará a quatro pontos do FC Porto, e terá de fazer um resto de campeonato em recuperação, o que nunca foi o forte de Jorge Jesus.