Veja os golos. Gyökeres e Diomande marcaram na reviravolta leonina.
Corpo do artigo
Em alemão, "Sturm" significa "tempestade" e o leão bem sofreu com a de Graz, mas não sucumbiu e ainda saiu por cima. O Sporting venceu esta quinta-feira o Sturm Graz por 2-1, na primeira jornada do grupo D da Liga Europa.
Depois de uma primeira parte sem golos, os austríacos abriram o marcador por Boving. Contudo, os leões viraram a partida com golos de Gyökeres e Diomande.
TSF\audio\2023\09\noticias\21\resumo_scp
Para a estreia na Liga Europa, Rúben Amorim apresentou algumas novidades, como a inclusão de Matheus Reis, Geny Catamo e Daniel Bragança no onze inicial. Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Ricardo Esgaio e Morita ficaram no banco.
Os primeiros minutos trouxeram calafrios em ambas as balizas. Primeiro, Coates cabeceou ao lado da baliza austríaca. No outro lado, o mesmo Coates intercetou um cruzamento rasteiro e a bola passou muito perto do poste. No canto, Kiteishvili cabeceou para uma boa intervenção de Adán.
Depois destes minutos atribulados, a partida acalmou, com o Sporting a conseguir pegar mais na bola e controlar melhor o jogo.
A oportunidade de golo surgiu aos 33 minutos. Hjulmand bateu um livre do lado esquerdo e Paulinho esteve muito perto de um desvio que muito provavelmente inauguraria o marcador.
A partida foi para intervalo sem golos e apenas com as oportunidades dos primeiros dez minutos.
No regresso, o Sporting voltou a estar muito perto do golo. Daniel Bragança trabalhou na direita, deu para Geny Catamo e o moçambicano cruzou para a cabeça de Trincão, mas Scherpen evitou o golo com uma grande defesa.
Mas, aos 58 minutos, foram os austríacos a marcar. Boa combinação do Sturm Graz na saída em contra-ataque, Kiteishvili rematou de fora da área ao poste e Boving, na recarga, marcou o primeiro golo do jogo.
Boving mete o Sturm Graz em vantagem! #sporttvportugal #EuropanaSPORTTV #LigaEuropa #SturmGraz #SportingCP pic.twitter.com/mElyJEDdlD
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 21, 2023
No lance imediatamente a seguir, o Sporting quase empatou. Paulinho recebeu a bola dentro da área, rodou e rematou para nova boa intervenção de Scherpen.
E o guarda-redes neerlandês ia fazendo uma exibição extraordinária. No minuto 67, Nuno Santos cruzou na sequência de um canto, Coates meteu a bola no meio e Paulinho desviou para mais uma grande defesa de Scherpen. Na recarga, Gonçalo Inácio cabeceou para mais uma intervenção do guardião dos austríacos.
Se até então tinha feito um jogo extraordinário, Scherpen meteu água aos 76 minutos. Pedro Gonçalves, com um grande trabalho dentro da área, rematou, o guarda-redes não agarrou a bola e Gyökeres aproveitou a demora do adversário para aliviar e fez o golo.
Viktor Gyökeres⚡
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 21, 2023
Tudo empatado! #sporttvportugal #EuropanaSPORTTV #LigaEuropa #SturmGraz #SportingCP pic.twitter.com/mUJCmS0XB5
E Scherpen deixou mesmo o pior para o fim. Livre batido por Pedro Gonçalves à esquerda, a bola sobra para Diomande na entrada da área e o central leonino tira um adversário do caminho e dispara para a reviravolta. O guarda-redes do Sturm Graz bem tentou a defesa, mas voltou a ficar mal na fotografia.
Ousmane Diomande!
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 21, 2023
O Sporting está na frente! ⚡#sporttvportugal #EuropanaSPORTTV #LigaEuropa #SturmGraz #SportingCP pic.twitter.com/AdxOMhnQ3M
Os leões conseguiram guardar a vantagem até ao final, apesar da pressão austríaca. Assim, a primeira vitória do Sporting na Áustria garante os primeiros três pontos nesta edição da Liga Europa e é líder do grupo D em igualdade pontual com a Atalanta, que venceu o Rákow.
Onze do Sturm Graz: Scherpen, Stankovic, Wüthrich, Prass, Kiteishvili, Sarkaria, Boving, Gazibegovic, Hierländer, Affengruber, Dante.
Onze do Sporting:Adán, Diomande, Coates, Inácio, Geny Catamo, Daniel Bragança, Hjulmand, Matheus Reis, Trincão, Paulinho e Gyökeres
Suplentes do Sturm Graz: Maric, Obi, Johnston, Wlodarczyk, Teixeira, Horvat, Stücler, Lavalée. Schnegg, Fuseini, Geyrhofer, Grgic.
Suplentes do Sporting: Israel, Diego Callai, Morita, Pedro Gonçalves, Edwards, Nuno Santos, Luís Neto, Essugo, Fresneda, Esgaio, Eduardo Quaresma e Rodrigo Ribeiro.