
Jogadores do Sporting e do Rio Ave a disputarem a bola
Global Imagens
O Sporting estreou-se, esta segunda-feira, na Taça da Liga com um empate a uma bola no terreno do Rio Ave, em jogo da primeira jornada do Grupo A da terceira fase.
Corpo do artigo
Surpreendido com a entrada aguerrida do Rio Ave, o Sporting sentiu algumas dificuldades na fase inicial da partida, demorando a chegar à baliza de Paulo Santos, segundo a Lusa.
Os vila-condenses, que neste jogo se apresentaram com várias modificações no "onze", relativamente ao campeonato, deixaram um primeiro aviso a Marcelo Boeck, com um remate de Jorginho, a que o guardião do Sporting respondeu com boa defesa.
Galvanizados com o lance, os nortenhos adiantaram-se no marcador, pouco depois do quarto de hora, com João Tomás a cabecear para 1-0, após livre apontado por Jorginho, que Marcelo Boeck não susteve.
Só em desvantagem, a turma de Alvalade despertou, passando a assumir o controlo do desafio, com um meio campo mais interventivo.
Schaars e Wolfskinkel destacavam-se nesta etapa, obrigado Paulo Santos a defesas apertadas, enquanto João Tomás, do outro lado, ganhava espaço com a maior pendor ofensivo dos "leões", surgindo, numa boa desmarcação, perto de ampliar a vantagem.
O intervalo não quebrou o ritmo do Sporting, que voltou a assumir as despesas do jogo, frente a um Rio Ave que, paulatinamente, se foi encolhendo, apostando no contra-ataque.
As entradas dos regressados Matias Fernandez e Izmailov - este não jogava desde Setembro - conseguiram dar maior profundidade ao futebol "leonino" e Diego Capel, numa boa desmarcação esteve, perto do empate, valendo a saída corajosa de Paulo Santos aos pés do espanhol, quando este seguia isolado.
Os locais, embora mais retraídos, não se mostravam inofensivos e tiveram soberana oportunidade para chegar ao segundo golo, numa boa desmarcação de Atsu, que Marcelo Boeck anulou no momento exacto.
Ao desperdício do Rio Ave, respondeu da melhor forma o Sporting, chegando ao empate, aos 87 minutos, numa jogada construída por dois defesas. João Pereira cruzou e Onyewu encostou por o empate.
Marcelo Boeck, já nos descontos, acabou por se afirmar como uma das figuras do jogo, com um par de defesas impossíveis, a remates de Yazalde, que seguraram a igualdade.
Com este empate, Sporting e Rio Ave somam um ponto cada e seguem atrás do Gil Vicente, que comanda o Grupo A, com três pontos, depois de bater hoje o Moreirense, por 2-1.
Num jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde, arbitrado por Cosme Machado (Santarém), perante cerca de 5000 espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:
Rio Ave: Paulo Santos, Jean Sony, Gaspar, Jeferson, André Dias, Wires, Tarantini, Jorginho (André Vilas Boas, 66), Yazalde, João Tomás (Kelvin, 73) e Christian (Saulo, 86).
Suplentes: Huanderson, Kelvin, Braga, Bruno China, Saulo, André Vilas Boas e Éder.
Sporting: Marcelo Boeck, João Pereira, Polga, Onyewu, Insua, André Dias (Matias Fernandez), Elias, Schaars, Carrillo, Wolfswinkel e Diego Capel (Izmailov, 64).
Suplentes: Rui Patrício, Evaldo, Bozinov, Izmailov, Matias Fernandez, Pereirinha e André Martins.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Atsu (30), Jean Sony (32), André Santos (33), Jeferson (56), André Dias (57), Schaars (59), André Vilas Boas (72), João Pereira (80), Tarantini (82), Polga (84), Saulo (89), Gaspar (90+1).