
epa06995295 Joao Sousa of Portugal hits a return to Novak Djokovic of Serbia during the eighth day of the US Open Tennis Championships the USTA National Tennis Center in Flushing Meadows, New York, USA, 03 September 2018. The US Open runs from 27 August through 09 September. EPA/JUSTIN LANE *** Local Caption *** 53000073
EPA
A seleção portuguesa de ténis defronta esta sexta-feira a Ucrânia.
O tenista João Sousa vai defrontar Illya Marchenko no primeiro encontro entre Portugal e Ucrânia, da primeira eliminatória do 'play off' do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis, a decorrer sexta-feira e sábado.
O vimaranense, que esta semana subiu ao 49.º do 'ranking' ATP, na sequência dos oitavos de final no US Open, vai jogar frente o encontro de singulares frente a Marchenko, antigo top-50 e atual 337.º ATP, no piso rápido do Campa Tennis Club, assim ditou o sorteio realizado esta sexta-feira.
O segundo encontro de singulares será disputado por Pedro Sousa, número dois nacional e 144.º ATP, e o número um ucraniano, Sergiy Stakhovsky (142.º), que em julho se impôs a João Sousa na primeira ronda de Wimbledon.
Para o encontro de pares no sábado, o capitão Nuno Marques elegeu João Sousa e Gastão Elias (154.º) que vão medir forças com Sergiy Stakhovsky e Denys Molchanov, número 77 da hierarquia mundial de pares. João Domingues é o quarto jogador da seleção nacional.
TSF\audio\2018\09\noticias\13\nuno_marques_taca_davis
Depois de ter sido beneficiada com um 'bye' na primeira ronda e ter cedido perante a Suécia (3-2), na segunda jornada em abril, Portugal vai agora disputar com a Ucrânia a permanência no Grupo I da Zona Europa/África.
A equipa vencedora garante automaticamente a permanência no Grupo I, enquanto a seleção derrotada terá ainda mais uma ronda de 'play off', diante da África do Sul, para tentar evitar a descida de Divisão.