
epa06769545 Joao Sousa of Portugal in action against Guido Pella of Argentina during their men’s first round match during the French Open tennis tournament at Roland Garros in Paris, France, 28 May 2018. EPA/CAROLINE BLUMBERG
Caroline Blumberg/EPA
Com esta derrota, fica "adiada" a permanência de Portugal no Grupo I.
O tenista João Sousa não conseguiu evitar a derrota frente a Sergiy Stakhovsky, no terceiro encontro de singulares, e a Ucrânia garantiu hoje, frente a Portugal, a permanência no Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis.
O número um nacional e 49.º do 'ranking' ATP, após ceder o primeiro 'set', ainda conseguiu levar o encontro até ao terceiro parcial, mas não foi capaz de levar a melhor diante do ucraniano, número 142 da hierarquia mundial, e perdeu pelos parciais de 2-6, 6-4 e 4-6, no Campa Tennis Club, nos arredores de Kiev.
Após o desaire de João Sousa, Portugal, que precisava de somar dois pontos hoje, perdeu a oportunidade de garantir já a manutenção no Grupo I, sendo agora obrigado a disputar novo 'play off' com a África do Sul, em outubro, para não descer de Divisão.
Tendo em conta a vantagem da Ucrânia (3-1) sobre Portugal, o quarto e último encontro de singulares, entre Pedro Sousa e Illya Marchenko, serve apenas para cumprir calendário.