O Benfica qualificou-se, esta sexta-feira, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao bater o Portimonense, da Liga de Honra, por 2-0.
Corpo do artigo
Diante de um Portimonense "super defensivo" e sem a maioria dos seus habituais titulares, o Benfica sentiu, durante a primeira parte, grandes dificuldades em explanar o seu futebol e em construir oportunidades de golo, o que motivou o nulo ao intervalo, conta a Lusa.
As melhores oportunidades dos "encarnados" foram protagonizadas pelo internacional sub-21 Nelson Oliveira, aos cinco e 16 minutos, e Matic, com remates de longe e parados pelo guarda-redes Gouda.
O Portimonense, que deu a iniciativa de jogo ao Benfica, raramente saiu do seu meio campo e, quando o fez, os contra-ataques foram facilmente anulados pela defesa dos pupilos de Jorge Jesus, não chegando a incomodar o internacional Eduardo.
Na segunda parte, as entradas de Saviola e Witsel deram maior consistência ao ataque benfiquista, tendo as suas acções sido decisivas para a vitória, com a primeira oportunidade a surgir logo após o reinício da partida. Nolito assistiu Luisão, que rematou de cabeça ao lado da baliza dos algarvios.
A maior pressão atacante do Benfica originou o livre directo de que resultou o primeiro golo, apontado pelo brasileiro Bruno César, aos 59 minutos, com um remate colocado ao poste mais distante, sem hipótese de defesa para Gouda.
O golo "obrigou" o Portimonense a abrir mais o jogo e arriscar mais no ataque, o que permitiu ao Benfica mais espaços para jogar, chegando mais facilmente à baliza dos algarvios.
A supremacia dos "encarnados" foi coroada com o segundo golo, apontado aos 71 minutos por Rodrigo, que se desmarcou bem e correspondeu à assistência de Witsel com uma remate rasteiro à saída de Gouda.
Até ao final, a diferença técnica e física do Benfica acentuou-se, o que lhe permitiu construir várias oportunidades para alcançar um resultado mais folgado, tendo tido o Portimonense a sua melhor oportunidade por Traoré, aos 74 minutos.
Num jogo disputado no Estádio Municipal de Portimão, arbitrado por João Ferreira (Setúbal), perante cerca de 6000 espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:
Portimonense: Jules Gouda, Ricardo Pessoa, Jonas (Ben Traoré, 67), Eliezio, Ruben Fernandes, Ricardo Nunes, Semedo, Wacaso, Vítor Gonçalves, Fabricio (Simi, 61) e Rafa.
Suplentes: Ivo, Hammes, Sérgio Organista, Ben Traoré, Marco Tiago, Simi e Tristan.
Benfica: Eduardo, Miguel Vítor, Luisão, Garay, Capdevila, Bruno Cesar, David Simão (Witsel, 55), Matic, Nolito, Nelson Oliveira (Saviola, 45) e Rodrigo Machado (Rodrigo Mora, 77).
Suplentes: Mika, Emerson, Rodrigo Mora, Witsel, Saviola, Jardel e Luis Martins.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Matic (38), Nolito (40), Ruben Fernandes (57) e Semedo (81).
Notícia actualizada às 00:21.