Telma Monteiro suspeita que é por não ser de uma potência do judo que está fora dos Mundiais
A portuguesa foi desqualificada, numa fase em que lutava pelo acesso ao combate pelo bronze, com os árbitros a entenderem que a campeã europeia utilizou uma técnica irregular. Telma diz-se injustiçada.
Corpo do artigo
Findo o combate, Telma Monteiro não perdeu tempo. Foi ao Facebook e deixou claro o que lhe ia na alma.
"Depois de estar a fazer uma competição de grande nível, perdi o combate que me dava acesso à luta pelo 3° lugar com uma expulsão muito injusta! Talvez por ser de um país "pequeno", talvez por não ser atleta de umas daquelas potências do judo mundial".
O combate com Sumiya Dorjsuren, terceira judoca na hierarquia mundial, tinha pouco mais de 1.20 minutos -- numa fase em que a mongol já tinha recebido dois castigos -- quando o árbitro desqualificou a portuguesa, por indicação dos juizes de mesa, após recurso ao vídeo.
Num ataque, Telma Monteiro falhou a projeção e tentou de imediato uma 'chave' de braço, mas os juízes consideraram que judoca do Benfica realizou a técnica de forma direta (de pé para o solo), o que é irregular e levou à sua eliminação.
Telma, de 29 anos, que chegou a esta competição como vice-campeã mundial em título, termina assim a sua participação em Astana com um sétimo lugar, uma posição aquém das quatro medalhas de prata e um bronze que já alcançou em Mundiais.
Frente a Sumiya Dorjsuren, a portuguesa, segunda do mundo, nunca tinha perdido e no pouco tempo em que esteve no 'tatami' esteve por cima, ao contrário do que tinha acontecido no combate anterior com a francesa Automne Pavia.
Aí, Telma perdeu vantagem logo aos 40 segundos, num ataque em desequilíbrio que permitiu a Pavia contra-atacar e ganhar uma vantagem que soube gerir até ao final dos quatro minutos de combate.
De volta ao que escreveu no Facebook, a atleta deixa uma garantia: " esperem que esta "portuguesinha" vai voltar ainda mais forte! Na minha cabeça mando eu, e eu sigo mais forte do que nunca!"