"Tenho imensa pena de não ter ficado com a do Best." Icónica camisola de António Simões vale 26 mil euros
Best ficou com a camisola de Simões, mas Simões ficou sem a camisola de Best. Mais de 50 anos depois, o antigo craque português tem ainda a memória desse momento bem presente. Hoje, a camisola vale milhares
Corpo do artigo
A camisola do Benfica que António Simões ofereceu a George Best na final da Taça dos Campeões Europeus, em 1968, foi esta quarta-feira vendida por mais de 26 mil euros em leilão. A TSF falou com o antigo futebolista, que vê este momento "com grande satisfação pessoal".
"Incrível!", é o que se ouve do outro lado da chamada. António Simões está emocionado e orgulhoso.
O antigo craque do Benfica recua no tempo e recorda o episódio a 29 de maio de 1968, em Wembley, quando um dos melhores também da altura, George Best, avançado norte-irlandês do Manchester United, chegou próximo dele e fez um pedido.
Ele já não tinha a camisola dele, já a tinha oferecido a alguém. Ele não tinha nada para dar, mas eu não deixei de oferecer a minha. Ele agradeceu. Tenho imensa pena de não ter ficado com a dele.
O histórico avançado das águias revela que nem equacionou não dar a camisola só porque George Bush não ia receber nada em troca.
"Eu era pequeno príncipe e tinha um rei, com toda aquela humildade, a pedir-me uma camisola", conta, com a voz emocionada, António Simões, nesta viagem pela memória. "Uma honra", sublinha.
António Simões fica orgulhoso pela família de Best ter tido a oportunidade de poder rentabilizar esta camisola numa leiloaria em Londres. Além disso, confessa que fica "tocado" ao lembrar a história e afirma que é muito relevante para ele isto ter acontecido.
É uma grande satisfação pessoal. E a camisola é muito bonita, das mais bonitas.
A icónica camisola do Benfica, branca com a gola vermelha e em V, tem o número onze. Utilizada por António Simões durante vários anos, tem agora um novo dono.