Tenistas Henrique Rocha e Jaime Faria na final da qualificação para o Open da Austrália
Os portugueses procuram juntar-se a Nuno Borges no quadro principal do primeiro torneio Grand Slam da temporada
Corpo do artigo
Os tenistas portugueses Henrique Rocha e Jaime Faria estão apurados para a final da qualificação para o Open da Austrália.
Henrique Rocha venceu o húngaro Marton Fucsovics em três parciais. O jovem de 20 anos começou por quebrar por duas vezes o serviço de Fucsovics, o terceiro cabeça de série da qualificação, conquistando o primeiro parcial por 2-6.
O segundo 'set' foi mais equilibrado e foi só no 'tie-break' que Rocha, 174.º do mundo, conseguiu vencer por 6-7 (3-7) o veterano de 32 anos, 100.º do ranking ATP, fechando a partida em uma hora e 45 minutos.
No final da qualificação para o Open da Austrália, o primeiro torneio do Grand Slam da temporada, Rocha vai defrontar o vencedor do encontro entre o austríaco Lukas Neumayer e o italiano Matteo Gigante.
Em 2024, ano no qual ganhou o 'challenger' de Múrcia, em Espanha, Rocha atingiu a sua melhor posição no ranking de sempre, 158.º.
Já o tenista português Jaime Faria bateu o jogador da casa Dane Sweeny em dois parciais. Na segunda ronda em Melbourne, Faria, de 21 anos, 17.º cabeça-de-série da qualificação, dominou o primeiro parcial, quebrando o serviço do australiano de 23 anos por duas vezes para vencer por 2-6.
O lisboeta, 124.º do mundo, entrou ainda melhor no segundo 'set', alcançando uma vantagem de 3-0, que geriu e ampliou para fechar, com um novo 2-6, em uma hora e dez minutos, o encontro face a Sweeny, que tinha recebido um convite especial da organização do torneio.
Na final da qualificação, Faria vai enfrentar o vencedor da partida entre o estónio Mark Lajal e o japonês Sho Shimabukuro.
Henrique Rocha e Jaime Faria procuram juntar-se a Nuno Borges no quadro principal do primeiro torneio Grand Slam da temporada.
