Termómetro desportivo: Sporting pode sair prejudicado com "aliança" entre Benfica e FC Porto
Uma clara maioria de 65,4 por cento dos inquiridos neste Estudo considera que o Sporting pode sair prejudicado com a aliança entre Benfica e FC Porto, cujos reflexos foram mais visíveis nas recentes eleições para a Liga de clubes.
Corpo do artigo
E, quem pensa assim, vai mais longe apontando as arbitragens desfavoráveis aos leões como o principal reflexo do possível prejuízo.
A definição europeia dos clubes portugueses e o mercado de janeiro são outros dois pontos em análise neste Estudo de Opinião. Uma maioria de 44,4 por cento entende que é o Sporting que necessita de se reforçar, embora 39,7 apontem igual necessidade ao Benfica. Curiosamente, apenas 4,9 por cento dos inquiridos diz que o FC Porto deveria ajustar o plantel.
A questão europeia é importante noutro contexto. Assim, 58,8 por cento das opiniões admitem que o Benfica pode tirar vantagem competitiva interna na sequência do afastamento das competições da UEFA. Em contrapartida, a maioria pensa que dificilmente conseguirá resistir à investida do mercado no próximo mês. Sobre o futuro de Jorge Jesus, no final da época, há um empate técnico entre os que defendem a saída e os que querem a continuidade.
Em semana de decisões europeias para o Sporting, uns claros 63,3 por cento consideram que é melhor para o clube leonino permanecer na Liga dos Campeões, tanto desportiva como financeiramente.
Quanto ao FC Porto, garantido na Champions, 31,5 por cento dos inquiridos pensa ser possível os dragões atingirem as meias finais da prova.
FICHA TÉCNICA - Este estudo de opinião foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro pela Eurosondagem para a TSF / Sport Tv / DN / JN / O Jogo.
Foram validadas 1018 entrevistas sendo 52,7 por cento a indivíduos do sexo feminino. A amostra foi estratificada por regiões: Norte com 20,3 por cento, AM do Porto 13,9; região Centro 29,9 por cento, AM de Lisboa 25,8 por cento e Sul 10,1 por cento.
O erro máximo da amostra é de 3,07 por cento para um grau de probabilidade de 95 por cento.