
Tiago Monteiro
Global Imagens
O piloto português podia ter chegado ao pódio mas um toque de Yvan Muller atirou-o para o sexto lugar na oitava prova do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, na Argentina.
Corpo do artigo
No autódromo argentino Termas de Río Hondo, Monteiro terá efetuado uma das suas melhores prestações da temporada. Primeiro, efetuou uma espetacular recuperação na primeira corrida, saindo do 22.º lugar da grelha e terminando em 10.º.
Talvez motivado com a primeira corrida, Monteiro voltou a imprimir um ritmo forte na segunda, tendo logo no arranque saltado para a segunda posição. Numa altura em que tentava encurtar a distância para o primeiro, o piloto luso foi abalroado por Ivan Muller, que seguia no terceiro posto.
Monteiro caiu várias posições, mas não se deu por vencido e, enquanto Muller foi penalizado com o "drive-through" (passagem pela "box"), Monteiro voltou a recuperar diversas posições, terminando no sexto lugar.
«Sinto que me roubaram um pódio, mas agora não posso pensar mais nisso e devo analisar tudo o que foi positivo. Estivemos muito rápidos durante todo o fim de semana e isso é bastante gratificante. Aliás, a melhor recompensa chegou mesmo de toda a estrutura da Honda, quer os que estão na Argentina quer no Japão, que felicitaram o meu trabalho. É reconfortante», disse o piloto, citado pela sua assessoria de imprensa.
Na corrida 1 Tiago não esperava ter recuperado tantos lugares: «Honestamente, não pensei que fosse possível recuperar 12 lugares, mas estávamos com um andamento excelente e isso acabou por se refletir no resultado».
«Fiz um excelente arranque e estava focado em aproximar-me do Lopez, que comandava, mas depois aconteceu o toque e caí para nono. Ter conseguido recuperar até sexto foi excelente. Somámos pontos importantes e, apesar de sabermos que temos muito trabalho pela frente, foi um fim de semana muito gratificante para todos», concluiu Tiago Monteiro, referindo-se ainda à segunda corrida.
A próxima jornada do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), decorre a 7 e 8 de setembro nos Estados Unidos.