A tocha olímpica vai pela primeira vez ao espaço, no dia 9 de novembro, durante uma jornada na Estação Espacial Internacional (EEI), anunciou hoje o Centro de Treino de Cosmonautas da Rússia.
Corpo do artigo
Os cosmonautas russos Oleg Kotov e Serguéi Riazanski vão carregar a tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, que decorrem em fevereiro de 2014.
«A tocha, que vai para o espaço, é a mesma que acenderá a chama olímpica de Sochi», disse Dmitri Chernishenko, presidente do comité organizador dos Jogos de Inverno.
A tocha vai ser transportada para a Estação Espacial, no início de novembro, pela nave Soyuz TMA-11M e regressará à Terra pelas mãos de Fyodor Iurchijin, cosmonauta russo.
A organização também pretende que a tocha viaje até à montanha mais alta da Rússia (Elbrus) e ao fundo do lago mais profundo do mundo (Baikal).
A chama olímpica vai ser transportada por 14.000 desportistas e vai percorrer, a partir de 07 de outubro, milhares de quilómetros, antes de chegar Sochi, ao largo do Mar Negro.
A tocha vai passar por zonas europeias da Rússia, e também pelo Cáucaso e Sibéria.
A pira olímpica de Sochi2014, que sucede o lugar de Vacouver2010, vai ser acesa a 07 de fevereiro de 2014, no que promete ser o principal acontecimento desportivo da história da Rússia desde os Jogos de Verão de Moscovo, em 1980.