Depois da derrota em casa contra o Gil Vicente, as águias vencem em Tondela por 3-1.
Corpo do artigo
Regresso às vitórias e com ajuda dos avançados. Everton, Darwin e Gonçalo Ramos marcaram os golos encarnados na vitória contra o Tondela por 3-1. Eduardo Quaresma ainda reduziu perto do final da partida.
Com a vitória, o Benfica volta a estar a seis pontos do Sporting, que está em segundo lugar, e a 12 do FC Porto, líder do campeonato.
Benfica e Tondela entram em campo com vontade de inaugurar o marcador desde cedo. Primeiro foi a equipa da casa a ameaçar com dois cruzamentos perigosos. A seguir, Darwin isolado remata para defesa de Trigueira.
No 20.º minuto da partida, Salvador Agra recebeu a bola pela esquerda e cruza para Boselli marcar, mas o árbitro invalida o lance, porque o extremo português estava em fora de jogo no início do lance.
Logo a seguir é golo do Benfica. Everton combina com Grimaldo e isola-se. Na cara de Trigueira, faz o primeiro e coloca as águias em vantagem.
https://tsf.vsports.pt/embd/74172/m/9071/tsf/10fd5c1888fa1f53d0ec1eac49ac34b3?autostart=false
Os encarnados voltam a ameaçar pouco depois. Darwin cruza, Gonçalo Ramos tenta desviar e a bola sobra para Paulo Bernardo que não consegue rematar com a força suficiente para bater o guarda-redes do Tondela.
Aos 31 minutos de jogo, Everton fica muito perto do segundo. O extremo brasileiro descai da esquerda para o centro e remata para defesa de Trigueira, com a bola ainda a ir à barra.
Numa jogada parecida, o Benfica chega ao segundo. Desta vez foi Darwin Nuñez a fazer o movimento da esquerda para o meio e a rematar, desta vez sem hipóteses para o guarda-redes do Tondela.
https://tsf.vsports.pt/embd/74175/m/9071/tsf/4463cfbbab1f1aabccb7eda3b1604e00?autostart=false
Tal como Everton, Darwin também fica perto do bis. De livre, o avançado uruguaio acerta no poste.
Em cima do intervalo, Salvador Agra pôs o Tondela muito perto de reduzir o marcador. Isolado, o extremo português remata ao lado da baliza de Vlachodimos.
O jogo chega ao descanso com o Benfica bem encaminhado para regressar às vitórias. Everton e Darwin marcaram os golos encarnados na primeira parte em Tondela. Para o início do segundo tempo, Pako Ayestaran deixa Javier Avilés nos balneários e lança Sessi D'Almeida.
No início da segunda parte o Benfica aumenta o marcador. Grimaldo e Everton envolvem-se pela esquerda e o brasileiro solta para o meio para Gonçalo Ramos. O avançado liberta-se dos adversários e atira para o terceiro golo encarnado.
https://tsf.vsports.pt/embd/74184/m/9071/tsf/7ff90f3a64f044eb21cada859e5b48cb?autostart=false
Aos 62 minutos, Veríssimo faz a primeira alteração: sai o autor do primeiro golo, Everton, e entra Diogo Gonçalves. A seguir, o Tondela fica a jogar com dez. Neto Borges pisa Darwin Nuñez e o árbitro João Pinheiro marca falta e mostra o segundo amarelo ao defesa do Tondela.
https://tsf.vsports.pt/embd/74186/m/9071/tsf/ccc9f957382eee9de399f3f75144373a?autostart=false
No minuto 72, cinco substituições. No Benfica saem Darwin e Paulo Bernardo e entram Taarabt e Meïte. No Tondela, saem Daniel dos Anjos, Boselli e Undabarrena e entram Manu, Telmo Arcanjo e Dadashov.
No minuto 80, o Benfica esgota as alterações: Henrique Araújo entra para o lugar de Gonçalo Ramos e Radonjic rende Rafa.
Desde o terceiro golo encarnado e com as alterações promovidas pelos treinadores, o jogo caiu de ritmo. O Tondela já tinha dificuldades em chegar à baliza adversária com onde e pior ficou com a expulsão de Neto Borges. Já o Benfica deixou de forçar no ataque.
O Tondela ainda foi a tempo de reduzir. Canto batido do lado esquerdo, desvio ao primeiro poste para defesa de Vlachodimos, mas, na recarga, Eduardo Quaresma introduz a bola na baliza.
https://tsf.vsports.pt/embd/74189/m/9071/tsf/eedc9a51728fb59c7613570db41726e7?autostart=false
O jogo termina com o 3-1 favorável aos encarnados. Com este resultado, as águias reaproximam-se dos rivais. O FC Porto mantém-se doze pontos à frente e o Sporting tem mais seis. Para trás, o Benfica consegue distanciar-se do SC Braga, quarto classificado, que perdeu nesta jornada contra o Vitória SC.
Onze do Tondela: Trigueira, Tiago Almeida, Ricardo Alves, Eduardo Quaresma, Neto Borges, Undabarrena, Salvador, João Pedro, Javier Avilés, Boselli e Daniel dos Anjos
Onze do Benfica: Vlachodimos, Lázaro, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Paulo Bernardo, Everton, Rafa, Darwin e Gonçalo Ramos
Suplentes do Tondela: Niasse, Manu Hernando, Dadashov, Matias Lacava, D'Almeida, Bebeto, Khacef, Marcelo Alves e Arcanjo
Suplentes do Benfica: Hélton, Meïte, Diogo Gonçalves, Nemanja, Gil Dias, André Almeida, Henrique Araújo, Taarabt e Morato