As equipas masculinas procuram a terceira presença consecutiva nos Jogos Olímpicos e o grupo feminino tenta apurar-se pela primeira vez para o torneio.
Corpo do artigo
O Multiusos de Gondomar, no distrito do Porto, vai ser palco, de quarta-feira a domingo, do torneio de qualificação olímpica por equipas em ténis de mesa, com Portugal a jogar o tudo ou nada a caminho de Tóquio2020.
Se no masculino Portugal tenta uma terceira presença consecutiva por equipas, e a quarta a nível individual, a formação feminina procura um apuramento inédito para os Jogos Olímpicos.
Tiago Apolónia, Marcos Freitas, João Monteiro, Diogo Carvalho e João Geraldo são os oitavos cabeças de série do torneio, um resultado ditado pelo ranking individual dos três melhores posicionados, enquanto, no feminino Fu Yu, já apurada a título individual, Jieni Shao, Luo Xue, Leila Oliveira e Rita Fins estão no 13.º posto da hierarquia de pré-selecionadas.
Ao todo, a prova apura nove seleções em cada género para o torneio que arranca em julho, e decorre dividido numa série de oito grupos, com oito países cada. Primeiro, cada equipa disputa quatro jogos, com o vencedor da ronda de cada poule a apurar-se logo para os Jogos de Tóquio2020.
Se Portugal falhar esse apuramento na primeira ronda, será formado um novo grupo, do qual o vencedor de entre essas oito equipas também terá lugar nos Jogos.
O sorteio da primeira fase da prova acontece na tarde desta segunda-feira. O presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Pedro Miguel Moura, disse à TSF que há equipas mais "duras" que gostariam de evitar: "Não gostaríamos de as apanhar na primeira ronda desta prova".
"Na equipa masculina, o momento mais importante do sorteio será evitar a equipa da Coreia do Norte", acrescentou.
TSF\audio\2020\01\noticias\20\20_jan_pedro_miguel_moura_2_mas
Segundo Pedro Miguel Moura, a equipa feminina também tem hipóteses de ser qualificada para os Jogos Olímpicos. "[Embora o] ranking da equipa não esteja no topo do mundo, é uma das melhores equipas a jogar", referiu. O presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa lembra que "a prova do valor da equipa foi dada no último campeonato da Europa em Nantes", onde a formação feminina eliminou a vice-campeã olímpica.
TSF\audio\2020\01\noticias\20\20_jan_pedro_miguel_moura_1_fem
O torneio de qualificação olímpica por equipas de ténis de mesa realiza-se de quarta-feira a domingo no pavilhão Multiusos de Gondomar, apurando nove seleções no masculino e outras tantas no feminino para Tóquio2020, além de garantir às apuradas uma quota para dois atletas no exercício individual.
11675668