Trave, trave e Portugal está (novamente) no Europeu feminino com bis de Diana Silva
Diana Silva bisou frente à Chéquia. Aos 90+3', a barra salvou um golo de Svitková no penútlimo minuto de jogo
Corpo do artigo
Um golo no início, outro no fim. Diana Silva bisou frente à Chéquia, num jogo em que as navegadoras ainda tremeram com empate ao intervalo e com uma bola à barra no penúltimo minuto de jogo. Portugal apurou-se esta terça-feira pela terceira vez consecutiva para a fase final do Europeu.
Nem as temperaturas negativas intimidaram as navegadoras. A seleção portuguesa entrou em campo a dominar e aos 13 minutos o marcador estava aberto, em Teplice, com um desvio decisivo de Diana Silva.
A Chéquia procurou responder, mas Portugal conseguiu encontrar muito espaço entrelinhas e também Patrícia Morais nada deixou passar... nada até ser assinalada grande penalidade a favor da Chéquia, após um corte de Ana Capeta com o braço. Aos 30 minutos estava feito o empate: 1-1, golo de Svitková.
As jogadoras portuguesas sentiram o golo e o resto da primeira parte não teve a mesma pressão de jogo. Ao intervalo estava tudo em aberto.
No arranque da segunda parte Diana Silva ficou muito perto de alargar a vantagem das navegadores, mas Votikova defendeu o remate — 56 minutos. Outra grande oportunidade de golo foi desperdiçada por Ana Capeta, que ao escorregar acabou por perder a bola. Nem à terceira foi de vez: a árbitra assinalou livre para Portugal à entrada da área, mas o remate de Joana Marchão esbarrou na barreira checa.
Depois de muita insistência, Portugal voltou a estar na frente. Aos 76 minutos, Diana Silva bisou na Chéquia com uma assistência de Joana Marchão.
As navegadoras conseguiram segurar o resultado até ao fim do jogo, mas no tempo de compensação ainda voltaram a tremer. Aos 90+3', a barra salvou um golo de Svitková no penútlimo minuto de jogo.
Com este resultado, a seleção portuguesa feminina de futebol qualificou-se pela terceira vez consecutiva para a fase final do Europeu.
A fase final da 14.ª edição do Europeu feminino realiza-se na Suíça, de 2 a 27 de julho de 2025, com sorteio marcado para 16 de dezembro, em Lausana.
Onze da Chéquia: Votiková; Slajsová, Bertholdová, Dedinová e Bartonová; Svitková, Cahynová e Dubcová; Krejciriková, Khyrová e Stasková
Onze de Portugal: Patrícia Morais; Catarina Amado, Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes e Joana Marchão; Andreia Jacinto, Tatiana Pinto e Kika Nazareth; Diana Silva e Ana Capeta
Suplentes da Chéquia: Jilková, Radová; Bendová, Sonntagová, Paulenová, Veselá, Stárová, Kotrcová, Polasková, Pecková, Ruzicková e Cerná
Suplentes de Portugal: Inês Pereira e Rute Costa; Stephanie Ribeiro, Ana Seiça, Andreia Norton, Jéssica Silva, Fátima Pinto, Dolores Silva, Andreia Faria, Carolina Mendes, Ana Rodrigues e Ana Dias