Três portuguesas entre as dez primeiras nos 20 km marcha dos Mundiais
A portuguesa Susana Feitor, com 36 anos, conquistou o sexto lugar na prova dos 20 quilómetros marcha dos Mundiais de Atletismo. Ana Cabecinha foi sétima e Inês Henriques foi décima.
Corpo do artigo
As marchadoras portuguesas estiveram em grande plano na prova dos 20 quilómetros marcha dos Mundiais de Atletismo, que estão a decorrer em Daegu, na Coreia do Sul, ao conquistarem três lugares entre as dez primeiras.
Susana Feitor, de 36 anos e que faz a sua 11ª aparição em campeonatos do mundo de Atletismo, foi a mais forte entre as portuguesas ao ficar no sexto posto com 1:31.26 horas.
«É quase uma medalha se é que as medalhas têm um sabor que se possa descrever. Só sei que vim para aqui a pensar com referência ao meu último mundial, onde fui décima, e portanto tudo o que fosse melhor que isso seria superrar as expectativas», disse.
Em declarações à SIC Notícias, Susana Feitor adiantou que «ficar em sexto tem um sabor especial, porque era dos poucos lugares que me faltavam no top ten», que diz que o «muito trabalho e teimosia e persistência» têm sido a razão para o seu sucesso.
«Muitas vezes nos momentos em que o desânimo é maior o truque está em não desistir e continuar a lutar», concluiu.
Ana Cabecinha foi sétima classificada, com mais dez segundos que Susana Feitor, ao passo que Inês Henriques ficou na décima posição, com 1:32.06 horas.
A prova foi ganha em 1:29.42 horas pela russa Olga Kaniskina, actual campeã olímpica, que conquistou pela terceira vez consecutiva o título mundial nesta prova.
A chinesa Liu Hong conquistou a medalha de prata, ao terminar a prova 18 segundos atrás de Kaniskina, enquanto que a russa Anisya Kirdyapkina foi terceira, com 1:30.13 horas.