Treze anos depois, Galeno fez de Falcao. FC Porto vence em Braga e garante acesso direto à Liga Europa
Veja o golo. O internacional brasileiro decidiu a partida já perto do final
Corpo do artigo
No mesmo dia, treze anos depois, bracarenses e portistas voltaram a decidir a Liga Europa, mas de forma diferente. Na célebre final de Dublin, foi Falcao quem deu o título aos dragões, mas agora, em Braga, Galeno garantiu o acesso direto à competição. O FC Porto venceu este sábado o SC Braga por 1-0 na última jornada da I Liga e assegurou o terceiro lugar do campeonato.
O jogo começou com uma grande contrariedade para os minhotos, que precisavam de uma vitória, já que Victor Gómez foi expulso aos 12 minutos. Mas só aos 84' é que os dragões aproveitaram a superioridade numérica, com Galeno fazer o único golo do jogo.
Para a partida em Braga, Sérgio Conceição, fora do banco por castigo, apostou no onze que mais tem sido utilizado nas últimas semanas, com Martim Fernandes na lateral direita e Zé Pedro e Otávio a fazerem dupla no centro da defesa. No lado da casa, Rui Duarte juntou Paulo Oliveira a Niakaté no eixo defensivo, e lançou Pizzi para o meio-campo e Abel Ruiz para o ataque.
O primeiro lance de perigo aconteceu aos sete minutos. Boa jogada coletiva dos dragões, a bola entrou na área e Evanilson disparou para uma boa defesa de Matheus, mas foi assinalado fora de jogo.
Aos 12 minutos, o SC Braga sofreu uma grande machadada nas aspirações na partida. Galeno arrancou pela direita e caiu no interior da área. O árbitro da partida assinalou falta ainda fora da área e mostrou o segundo amarelo a Victor Gómez, que foi expulso.
Logo a seguir, grande jogada de Galeno e Nico González, a bola chegou a Evanilson, mas o remate foi cortado por Paulo Oliveira.
No entanto, aquilo que aparentemente iria facilitar a vida ao FC Porto, não foi bem assim. É certo que o SC Braga tinha dificuldades em ter a bola e em chegar ao ataque, mas o FC Porto, com mais um, também não conseguia encontrar espaços para chegar com perigo à baliza de Matheus.
Em cima do intervalo, os dragões finalmente criaram perigo. Galeno, a apanhar uma sobra à entrada da área, rematou forte, mas por cima da baliza de Matheus.
Para o início do segundo tempo, João Mário entrou para a partida, com Martim Fernandes a ficar no banco.
Logo no recomeço, Wendell cruzou da linha de fundo e Evanilson cabeceou na pequena área, mas a bola não foi na direção da baliza. Pouco depois, Pepê cruzou para o segundo poste e Otávio rematou ao poste da baliza de Matheus.
Os dragões entraram melhor cheirava a golo. Aos 52', grande passe de João Mário para Pepê, mas Matheus defendeu o remate e a recarga de Francisco Conceição. Na sequência do lance, Galeno fez um grande remate em arco, para mais uma grande defesa do guarda-redes brasileiro.
O jogo esmoreceu novamente, mas Rui Duarte tentou mexer com o jogo a dez minutos do final. Banza e Rony Lopes entraram para os lugares de Abel Ruiz e Bruma.
Mas foi no outro lado que o marcador mexeu. O entrado Taremi recebeu a bola a meio do meio-campo do SC Braga, tirou um adversário do caminho e fez um grande passe a isolar Galeno e o internacional brasileiro bateu em jeito para o fundo da baliza de Matheus.
O jogo terminou com a vitória portista no último jogo do campeonato, garantindo assim o terceiro lugar do campeonato, antes de fechar a época na final da Taça de Portugal. Já o SC Braga fica no quarto lugar e só volta a jogar na próxima temporada, começando na 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa.
Onze do SC Braga: Matheus, Victor Gómez, Paulo Oliveira, Niakaté, Borja, João Moutinho, Zalazar, Pizzi, Bruma, Ricardo Horta e Abel Ruiz.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio, Wendell, Alan Varela, Nico González, Francisco Conceição, Pepê, Galeno e Evanilson.
Suplentes do SC Braga: Hornicek, Serdar, Fonte, Ndour, Álvaro Djaló, Vítor Carvalho, Adirán Marín, Rony Lopes e Banza.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Eustáquio, Grujic, Taremi, Namaso, João Mário, Romário Baró e Gonçalo Borges.