O triatlo masculino em Londres 2012 fica para a história dos Jogos Olímpicos como a prova mais previsível. Pelo contrário, a prova feminina foi a mais equilibrada de sempre.
Corpo do artigo
Os atletas olímpicos que eram considerados favoritos no triatlo masculino foram mesmo os que acabaram por subir ao pódio, fazendo com que esta modalidade se tornasse na mais previsível de toda a história dos Jogos Olímpicos.
As medalhas de ouro e bronze foram entregues aos irmãos britânicos Alistair e Jonathan Brownlee, respetivamente, enquanto que a prata coube ao espanhol Javier Gomez.
A Grã Bretanha nunca tinha assegurado um lugar no podio olímpico na modalidade e, em Londres 2012, acabou por conseguir dois.
Esta foi também a primeira medalha olímpica no triatlo, conquistada pela Espanha, modalidade que apenas faz parte do programa desde Sydney 2000.
Foi por pouco que Javier Gomez não conseguiu o ouro visto que ficou apenas a 11 segundos do atleta britânico.
Esta prova ficou ainda marcada pelo desmaio de Jonatham Brownlee logo após ter cortado a meta, facto que chegou a atrasar a cerimónia de entrega de medalhas.
A prova feminina do triatlo fica também para a história dos Jogos Olímpicos mas como sendo a mais equilibrada de todos os tempos, tendo sido decidida nos últimos momentos de prova e só depois do recurso ao 'photo finish'.
Depois de 1,5 quilómetros de natação, 40 de bicicleta e 10 de corrida, a suíça Nicola Spirig venceu por 15 centímetros, sendo esta a estimativa dos juízes quanto ao avanço do tronco da atleta face à sueca Lisa Norden.
A medalha de bronze foi conquistada pela australiana Erin Densham.
Portugal competiu em Londres 2012 com o estreante João Silva, que acabou na nona posição, ficando a 1,26 minutos do ouro de Alistair Brownlee.
O triatleta, de 23 anos, lutou pela vitória até ao início do segmento da corrida e chegou mesmo a liderar no final do ciclismo mas não conseguiu acompanhar a fuga dos irmãos britânicos.
João Silva terminou a 'super-prova' em nono lugar, ficando a cinco segundos do diploma, enquanto que o outro atletta português, Bruno Pais, terminou na 41ª posição.