Trilhos dos Abutres é prova de fogo para Portugal garantir Mundial de Trail 2019
Portugal está na lista restrita de candidatos à organização do Mundial de Trail de 2019. Os Trilhos dos Abutres, organizados pela Abutrica, o trail de 20km e o ultra Trail de 50km agendados para este fim de semana são a prova de fogo.
Corpo do artigo
Este fim de semana 1600 atletas vão percorrer os Trilhos dos Abutres, naquele que é talvez o trail mais concorrido do país, em Miranda do Corvo, e que está na lista final de possíveis organizadores para o Mundial de Trail do próximo ano.
Portugal está na lista restrita de candidatos à organização deste evento mundial, que este ano decorre em Penygosa, em Espanha, a 20 de maio. Por cá, espera-se uma prova dura, muito técnica e a pontuar para o Mont Blanc, considerada a "meca" do trail.
TSF\audio\2018\01\noticias\25\miguel_midoes_traildosabutres
Não está garantido, mas está bem encaminhado. Portugal, mais concretamente Miranda do Corvo, pode vir a receber o Mundial de Trail do próximo ano. Os Trilhos dos Abutres deste fim de semana são a prova de fogo para a organização, a Abutrica. Para o mini-trail de 20 quilómetros, as inscrições dos Trilhos dos Abutres esgotaram em três minutos.
Vindo para Miranda do Corvo é expectável que esgote toda a oferta de alojamento da vila, bem como da cidade de Coimbra. Há seleções que podem ocupar um hotel na totalidade. A dimensão impõe respeito, mas não assusta, até porque, para os Trilhos dos Abutres deste ao são esperados atletas vindos de 19 países do mundo.
A edição deste ano, a oitava dos Trilhos dos Abutres, envolve uma organização com muitos meses de antecedência, e com dedicação total da Abutrica, a associação que organiza o evento.
Na próxima semana, Miranda do Corvo recebe uma comitiva de avaliadores internacionais para analisarem os percursos, mas os resultados desta avaliação só em maio serão conhecidos, como confirma à TSF Tiago Araújo.
De ano para ano são também cada vez mais os que vêm aplaudir os atletas e as comitivas que os acompanham, algo que Tiago Arújo garante que tem sido tido em conta a cada nova edição.
Escolhemos fazer a reportagem para a TSF num dos principais pontos da Ultra, a prova mais dura do Trilho dos Abutres, junto à ribeira das Tábuas, na escadaria que sobe à Senhora da Piedade. O mundial vai passar por ali, mas já este sábado vários atletas serão também aqui barrados por não cumprirem os tempos mínimos exigidos.