As navegadoras não resistiram aos tsunami espanhol e mantêm-se no terceiro lugar do grupo da UEFA Women's Nations League
Corpo do artigo
A seleção portuguesa voltou a perder no novo encontro com a Espanha, desta vez para a quarta jornada da UEFA Women's Nations League. As navegadoras afundaram no mar de Vigo, onde logo aos 12' minutos o jogo estava sentenciado para o lado espanhol. Portugal mantém-se no terceiro lugar do grupo com quatro pontos, quando ainda vai jogar com a Bélgica e Inglaterra.
Logo ao início da partida, na sequência de um canto que contou com muita confusão dentro da área portuguesa, Espanha manteve a insistência. Caldentey aproveitou uma bola em profundidade e cruzou ao primeiro poste onde Paralluelo encostou para dentro da baliza, ao segundo minuto de jogo.
Pouco tempo depois, Aitana faz o segundo para a Espanha. Aos 8' minutos, a média recebe a bola entre os setores de Portugal e, com muita classe, marca um golaço de fora de área que entra na gaveta da baliza portuguesa.
Portugal jogava com receio em qualquer um dos meios campos. O meio-campo português não usufruía de opções para progredir no terreno, o que fazia com que a seleção espanhola recuperar facilmente a bola. Além disso, a Espanha procurava ligar-se mais com transições ofensivas do que procurar fazer posse de bola.
A melhor do mundo não descansou e carregou a baliza de Portugal. Mais uma vez vindo de um cruzamento, a bola chegou aos pés de Clàudia Pina que levantou a cabeça e serviu Aitana para bisar na partida aos 12' minutos.
Num momento que o jogo parecia ter acalmado, a distração afetou Portugal. Caldentey encontrou Alexia Putellas sozinha na última linha da defesa portuguesa - bastou receber orientado - e rematou para o quarto golo da seleção espanhola aos 28' minutos.
Portugal continuou com dificuldades na saída de bola e ligação entre os setores, mas conseguiu impedir o quinto golo espanhol até à hora do intervalo. Espanha jogou o jogo que pretendia na primeira parte - total posse de bola, aproximação à baliza adversária e rápida recuperação quando perdia a posse.
A par do início do jogo, a segunda parte não foi diferente. Clàudia Pina percorreu metade do campo, chegou a perder a bola, mas foi mais agressiva e recuperou. Arranjou espaço e no ressalto Caldentey remata para dentro.
Chegou-se a pensar que seria repetição. Com outra entrada desorganizada na segunda parte, a seleção espanhola fazia o que queria da defesa de Portugal. Bonmatí serviu Putellas que recebe com um toque artístico e, de caras para a baliza, apenas teve de fazer o sexto aos 51' minutos.
Os sessenta minutos pediam para terminar o jogo mais cedo. Aitana lançou a bola na área e depois de muita confusão por parte da seleção portuguesa a bola vai ter com Esther González que apenas teve de encostar com a baliza aberta.
O golo de honra português chegou já para lá dos 70'. Andreia Northon arrancou pelo campo fora e deu em profundidade para Beatriz Fonseca que rematou para o fundo da baliza. Foi a primeira jogada com princípio, meio e fim para Portugal.
As navegadoras aguentaram até ao final do jogo o resultado desastroso de 7-1 frente à Espanha. Portugal fica assim no lugar de play-off de despromoção do grupo três, quando ainda vai jogar com Inglaterra e Bélgica.
O jogo entre Portugal e Espanha começou às 18h00 em Lisboa, no Estádio de Abanca Balaídos, em Vigo. O encontro é arbitrado pela francesa Stéphanie Frappart.
Onze de Portugal: Patrícia Morais; Ana Borges, Carole Costa e Ana Seiça; Catarina Amado, Tatiana Pinto, Dolores Silva e Joana Marchão; Andreia Faria, Ana Dias e Diana Silva
Onze de Espanha: Cata Coll; Jana Fernández, Paredes, Aleixandri e Leila Ouahabi; Patri Guijarro, Aitana Bonmatí e Alexia Putellas; Pina, Paralluelo e Mariona Caldentey
Suplentes de Portugal: R. Costa, Teixeira pereira, Bea, Capeta, Gomes, Jacinto, Lopes, Martins, Mendes, Norton, Ribeiro e Rute
Suplentes de Espanha: Astralaga, Nanclares, Carmona, Del Castillo, Garcia, González Rodríguez, Lloris, López, Martín-Prieto, Mendez, Portales Nieto e Zubieta
