O internacional português anunciou a decisão num vídeo publicado nas redes sociais
Corpo do artigo
O internacional português Nani anunciou este domingo o fim da carreira profissional de futebol, aos 38 anos. O avançado estava contratualmente ligado ao Estrela da Amadora.
"Tudo tem um fim e neste momento tomei a iniciativa de tomar uma decisão muito importante, talvez a decisão mais importante da minha vida profissional, que é uma decisão de deixar de jogar como jogador profissional", disse Nani num vídeo publicado nas redes sociais.
O internacional português considera que está preparado para abraçar novos desafios.
"Acho que foi uma carreira bonita, de muitas conquistas, e, por isso, chegou o momento de tomar a decisão. As oportunidades que me apareceram agora, tudo indica que estou preparado para avançar para esses caminhos, por exemplo, a academia que eu estou aqui a cosntruir para os mais jovens", explica.
A família também terá um novo espaço na vida de Nani: "Ter perdido o meu pai há pouco tempo fez-me ter a noção de que quero passar mais tempo com a minha família (...) porque eu preciso de estar com eles."
Depois de ter feito formação no Sporting e de se ter tornado figura central da equipa principal dos leões, Nani deu o salto para o futebol inglês pela mão de Sir Alex Fergunson. No Manchester United, o internacional português fez várias épocas de alto nível, antes de perder gás e ser emprestado ao Sporting. Uma temporada em Alvalade e Nani transferiu-se para o Fenerbahçe, da Turquia. Na temporada seguinte, a viagem foi para Espanha, para o Valência, e no ano posterior foi para a Lázio, em Itália. Em 2018, Nani voltou a Portugal para uma nova passagem pelo Sporting, antes de mudar de continente. Entre 2019 e 2021, o avançado jogou pelo Orlando City, na MLS. Regressou ainda a Itália, para representar o Venezia, antes de uma nova aventura longínqua, desta vez no Melbourne Victory, da Austrália. Na época passada esteve no Adana Demirspor, da Turquia, antes de regressar a Portugal para representar o Estrela da Amadora.
Ao todo, Nani fez 616 jogos, nos quais marcou 128 golos e realizou 145 assistências nos vários clubes por onde passou. Pelo meio, o avançado foi ainda uma das figuras mais importantes da sua geração na seleção nacional, onde fez 112 jogos e marcou 23 golos. Fez parte dos 23 convocados que conquistaram o Euro 2016, torneio em que participou nos sete jogos de Portugal e marcou três golos.