
Jogadores da Turquia festejam vitória
Epa
A Turquia venceu, esta sexta-feira, a Croácia nas grandes penalidades por 3-1, após o empate a uma bola no período de compensação do prolongamento. A selecção turca disputa as meias-finais com a Alemanha, que eliminou Portugal do Euro2008.
Corpo do artigo
Uma vitória por 3-1 sobre a Croácia nas grandes penalidades, após o empate a uma bola no prolongamento, arrancado com um golo em período de compensação, permitiu esta sexta-feira à Turquia qualificar-se para as meias-finais do Euro2008 de futebol.
A Turquia, que voltou a surpreender, fez o primeiro remate com perigo aos cinco minutos, por Altintop, mas a bola saiu ao lado da baliza defendida por Pletikosa.
A resposta croata chegou no minuto seguinte, com Srna a fazer uma incursão pela esquerda e a cruzar para a pequena área, onde surgiu Kranjcar, mas a defesa turca cortou o lance quando o avançado croata armava o remate.
O jogo decorreu com várias oportunidades falhadas por ambas as equipas, que culminaram aos 84 minutos, com uma brilhante defesa de Rustu a um livre directo cobrado por Srna.
O jogo terminou sem golos e, no prolongamento, o primeiro deste Europeu, foi a Turquia, numa incursão de Tuncay pela esquerda, que criou perigo, mas o remate foi desviado por Pletikosa para canto.
A Turquia estava melhor na primeira parte do prolongamento e, aos 100 minutos, Senturk atirou por cima da barra, três minutos antes de Tuncay voltar a atirar ligeiramente ao lado.
Depois da Turquia ter tentado resolver o encontro, a Croácia procurou por algumas vezes evitar as grandes penalidades e, aos 119 minutos, Klasnic marcou o golo que parecia colocar a Croácia nas meias-finais, ao cabecear um cruzamento de Modric após uma saída extemporânea de Rustu da baliza.
Mas Semih Senturk aproveitou um lançamento longo do guarda-redes para, já no interior da área, igualar o encontro no período de compensação da segunda parte do prolongamento, adiando a decisão do segundo semi-finalista para as grandes penalidades.
Modric falhou a primeira grande penalidade croata, Srna marcou a segunda, Rakitic rematou para fora na terceira e Petric permitiu a defesa de Rustu na quarta, terminando de imediato a série, na qual Arda Turam, Semih Senturk e Hamit Altintop marcaram para a Turquia, que assim se qualificou.
No Estádio Ernst Happel, em Viena, perante 50 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Croácia: Pletikosa, Corluka, Robert Kovac, Simunic, Pranjic, Modric, Niko Kovac, Srna, Rakitic, Kranjcar (Petric, 65) e Olic (Klasnic, 97).
Suplentes: Galinovic, Runje, Simic, Vejic, Vukojevic, Kalinic, Pokrivac, Knezevic, Leko, Klasnic, Petric.
Turquia: Rustu, Hamit Altintop, Gokhan Zan, Emre Asik, Mehmet Topal (Semih Senturk, 76), Sabri Sarioglu, Hakan Balta, Tuncay, Arda Turan, Nihat Kahveci (Gokdeniz Karadeniz, 117) e Kazim Kazim (Ugur Boral, 61).
Suplentes: Tolga Zengin, Servet Cetin, Emre Bolozoglu, Semih Senturk, Gokdeniz Karadeniz, Tumer Metin, Emre Gungor, Ayhan Akman, Mevlut Erdinc.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Tuncay (27), Arda Turan (49), Ugur Boral (89) e Emre Asik (107).