
Logo Euro2008
No encontro deste domingo frente à Suíça, Luiz Felipe Scolari vai poupar os esforços de alguns titulares. Já no outro jogo do grupo A, que começa às 19:45, a Turquia e a República Checa, cada uma destas selecções está obrigada a vencer.
Corpo do artigo
Um tira-teimas onde a redundância futebolística nunca foi tão evidente. Este é um desafio onde só a vitória interessa porque afinal quem vencer este jogo segue em frente no europeu de futebol.
A República Checa e a Turquia têm os mesmos três pontos alcançados nas vitórias que as duas selecções impuseram à Suíça. Por outro lado, até na diferença de golos os turcos e os checos estão empatados, os mesmos três golos sofridos e dois golos marcados.
A Turquia com um jogador nascido no Brasil. O médio ofensivo Mehmet Aurélio espera afastar, nos noventa minutos, a hipótese dos pontapés da marca de grande penalidade que as duas equipas têm que fazer caso o desafio termine igual para os dois campos.
Mas o guarda-redes turco já disse que não tem medo das penalidades. Volkan Demirel é mesmo um especialista a enfrentar olhos nos olhos os adversários posicionados na marca de nove metros. Foi o que aconteceu nos oitavos de final da liga dos campeões quando pelo Fenerbahce, Demirel defendeu três pontapés dos jogadores do Sevilha.
Do outro lado está o guarda-redes do capacete, Petr Cech, o número um do chelsea foi mesmo eleito no euro em Portugal como o guarda-redes do melhor onze possível.
Entretanto em Ankara este desafio é visto como uma questão de honra nacional. O governo nacionalista está mesmo dispostos a pagar 132 mil euros a cada jogador pela vitória esta tarde em Genebra.