A UEFA anunciou hoje a introdução, a partir da época 2013/2014, dos testes sanguíneos no controlo antidopagem a todas as competições tuteladas pelo organismo, depois da decisão do Comité Executivo em maio.
Corpo do artigo
O organismo responsável pelo futebol europeu já tinha realizado este tipo de controlos nos Europeus de 2008 e 2012. Agora estendem-se igualmente às provas de clubes, como Liga dos Campeões, Liga Europa e Supertaça Europeia.
Os testes podem ser efetuados dentro e fora das competições. Nos controlos antidopagem os futebolistas poderão ter que fornece uma amostra de urina, de sangue ou ambas. A novas normas já foram comunicadas aos clubes.
No processo foi ainda incluída uma cláusula que prevê o controlo individual, caso jogadores ou equipas tenham cometido violações na divulgação do paradeiro, num controlo fora de competição, e cheguem a uma fase que obrigue a testes nominais.
A UEFA informou ainda, no seu sítio oficial, que em 2012/13 efetuaram-se 1.374 controlos na "Champions" e Liga Europa, e que não se registaram casos positivos, em muitos casos para despitar uso da substância EPO.