
José Mourinho
Reuters
O treinador do Real Madrid foi castigado com cinco jogos pela expulsão e declarações «inapropriadas» na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões frente ao Barcelona.
Corpo do artigo
O técnico português, que já cumpriu o primeiro desafio fora do banco, foi ainda multado em 50 mil euros.
«O treinador do Real Madrid, José Mourinho, que foi expulso do banco na primeira mão (meias-finais da Liga dos Campeões) e fez declarações inapropriadas após o desafio, foi suspenso por cinco jogos. A sanção inclui o jogo da segunda mão, cumprido em Barcelona. O quinto desafio fica suspenso por um período probatório de três anos», diz a UEFA.
Mourinho, poderá assim cumprir «apenas» um total de quatro jogos, pois o quinto só será aplicado em caso de reincidência nas próximas três épocas.
O primeiro jogo das meias-finais, que o Barcelona venceu 2-0 em pleno Santiago Berbanéu a 27 de Abril, apurando-se para a final de Londres com o subsequente 1-1 em casa, ficou marcado pelas expulsões de Pepe e Mourinho, bem como pela confusão entre membros das duas equipas ao intervalo no acesso aos balneários, na qual o guarda-redes José Pinto, suplente do Barcelona, também foi expulso.
No final do desafio, o técnico luso foi particularmente cáustico em relação à UEFA e ao seu alegado protecionismo ao Barcelona, a quem também não poupou críticas, com insinuações de favorecimentos de árbitros para chegar aos títulos internacionais que conquistou.
O defesa central internacional português foi castigado com um jogo de suspensão, entretanto cumprido na Catalunha, e o Real Madrid castigado em 20 mil euros por «conduta imprópria» dos seus adeptos.
José Pinto foi punido com três jogos (um deles já cumprido), pelo que vai falhar a final da Liga dos Campeões frente ao Manchester United.
Entretanto, o Real Madrid já anunciou o recurso ao Comité de Apelo da UEFA do castigo de cinco jogos ao treinador José Mourinho.