O ciclista italiano Diego Ulissi (Lampre) venceu, esta quarta-feira, a 17.ª etapa da Volta a Itália, depois da desclassificação do seu compatriota Giovanni Visconti (Farnese), com o espanhol Alberto Contador (Saxo Bank) a manter a liderança.
Corpo do artigo
No final dos 230 quilómetros, entre Feltre e Tirano, Visconti cortou primeiro a meta, mas acabou por ser penalizado por ter empurrado Ulissi, caindo para terceiro na tirada, atrás do espanhol Pablo Lastras (Movistar).
A tirada ficou marcada por uma longa fuga de 16 ciclistas, com Ulissi a ser o primeiro a cumprir o percurso, em 5:31.51 horas.
O espanhol Alberto Contador cortou a meta integrado no pelotão, 2.59 minutos depois de Ulissi, mantendo a liderança tranquila da prova, com 4.58 minutos de avanço sobre o italiano Michele Scarponi (Lampre) e 5.45 sobre Vincenzo Nibali (Movistar).
Por ter integrado a fuga, o bielorrusso Kanstantsin Sivtsov (HTC) subiu da 12.ª à quinta posição, a 9.12 de Contador.
O português Tiago Machado (Radioshack) terminou a etapa na 81.ª posição, a 4.16 minutos do vencedor da etapa, caindo um posto para 25.º, a 34.09 minutos do topo.
A 18.ª etapa corre-se na quinta-feira, entre Morbegno e San Pellegrino Terme, num percurso de 151 quilómetros, com uma contagem de montanha de segunda categoria a 30 quilómetros do final.