Ultimato sportinguista aos ingleses: 20 milhões ou Amorim não sai até fim da época
Nas últimas horas, o presidente do Sporting desenhou as condições para a saída de Amorim - e dos elementos da equipa técnica que querem seguir viagem com o treinador para o Reino Unido. Nesse mapa verde e branco, o Sporting exige 20 milhões de euros para desbloquear o negócio. João Pereira é o trunfo para o futuro
Corpo do artigo
Nas últimas horas, Frederico Varandas explicou ao empresário e a Rúben Amorim qual a proposta que exige ao Manchester United para desbloquear o acordo. O presidente do Sporting pede os dez milhões de euros da cláusula de rescisão prevista no contrato do treinador, mas, a esse valor, o United deve ainda juntar mais cinco milhões de euros para a rescisão dos contratos dos elementos da equipa técnica que Amorim quer levar para o Reino Unido.
Ao que a TSF apurou, o Sporting pede ainda cinco milhões de euros como uma compensação pelos 30 dias de aviso prévio para exercer a cláusula. Ou seja, para libertar o treinador antes desse período, Frederico Varandas exige um total de 20 milhões de euros aos ingleses.
Para fazer valer este pedido, em jeito de ultimato, o presidente do Sporting admite não só não deixar sair o treinador, como também manter Rúben Amorim como técnico principal até ao final da temporada.
A mensagem para o treinador (mas também para quem o representa e, por arrasto, para o Manchester United) inclui uma ideia sobre o futuro. No verão, o treinador poderá sair, se assim desejar, por um valor de 15 milhões de euros, sem que o Sporting exija uma compensação por um pré-aviso. A linha de sucessão está definida: João Pereira vai ser o treinador do Sporting em 2025/2026, porque é esse o plano da direção para o futuro pós-Amorim.
Rúben Amorim quer ter na equipa técnica da aventura inglesa vários elementos ligados ao Sporting com contrato de dois anos. Para os libertar, o Sporting avisou diretamente o Manchester United que não vai ceder.
Esta tarde, Rúben Amorim volta a falar em conferência de imprensa, às 13h00. Os leões defrontam, esta sexta-feira, às 20h15, o Estrela da Amadora, no Estádio José Alvalade.