Após vários dias de buscas na remota região noroeste da China, Dion Leonard reencontrou a cadela que ficou famosa quando seguiu o atleta australiano durante uma dura prova num deserto chinês.
Corpo do artigo
"Gobi" recebeu o nome do deserto onde foi realizada a prova, o quinto maior deserto do mundo que ocupa o norte da China e o sul da Mongólia.
"Está bem e salva, com uma pata ligeiramente magoada, mas feliz por ver Dion", contaram os voluntários da campanha #BringGobiHome (Trazer Gobi para Casa, em português), criada inicialmente para o atleta levar "Gobi" para a sua residência em Edimburgo (Escócia) mas que nos últimos dias ficou inteiramente dedicada às buscas do animal, que estava desaparecido há vários dias.
766606418870927360
Dion Leonard, de 41 anos, conheceu "Gobi" em junho passado quando o animal começou a segui-lo, sem descanso, nas primeiras etapas da Marcha do Gobi, uma ultramaratona de 250 quilómetros que atravessa zonas desérticas com temperaturas que podem superar em algumas ocasiões os 50 graus.
768735909483282436
Durante 125 quilómetros, o animal manteve-se sempre ao lado do atleta e os dois estabeleceram uma forte ligação. Durante os restantes quilómetros, Dion Leonard levou a cadela para a sua tenda e decidiu adotá-la.
Lançou depois a campanha #BringGobiHome para tentar angariar o dinheiro necessário para as despesas de vacinação e para os documentos necessários para a viagem do animal, um processo que devia demorar pelo menos quatro meses.
O atleta foi informado este mês pelas autoridades de Urumqi, capital da região chinesa de Xinjiang (noroeste, onde foi realizada a ultramaratona) que a cadela tinha desaparecido de um centro de acolhimento para animais onde tinha sido recebida para cumprir um período de quarentena.
Dion Leonard decidiu regressar à China para colocar cartazes com imagens de "Gobi" nas ruas e participar nas buscas, que se prolongaram durante uma semana. A história de "Gobi" mobilizou a sociedade civil chinesa e foi relatada pelos media internacionais.
"Estamos verdadeiramente felizes por estarmos juntos outra vez", escreveu hoje o atleta na conta da campanha #BringGobiHome na rede social Facebook, mensagem acompanhada por um vídeo que mostra a cadela "Gobi".