"Um de nós." 1.º de Maio, o clube onde Manuel Fernandes deu os primeiros chutos na bola
A agremiação da Moita a que o antigo capitão sportinguista chamava "o meu clube"
Corpo do artigo
"Manuel Fernandes foi mais do que a esperança clubística dos adeptos. Manuel Fernandes foi um de nós, mesmo quando despiu as cores do 1.º de Maio Futebol Clube Sarilhense. O seu carácter e determinação, mesmo que fora de 4 linhas, mostraram que é possível roçar a glória sem perder a humanidade dos que são simples e francos." É desta forma que o 1.º de Maio FC Sarilhense homenageia o antigo capitão do Sporting nas suas redes sociais.
A presidente do clube lembra que os sócios mais antigos têm muitas memórias de um jogador que se destacava. "Os jogadores de Sarilhos Pequenos jogavam muito nas ruas e depois integraram a equipa de juniores", lembra Ana Costa. A dirigente conta que "ele era o que mais se destacava, ainda hoje se fala da maneira como o Manel jogava e não foi à toa que ele chegou onde chegou", afirma.
Ao clube da Moita, onde deu os primeiros chutos numa bola, Manuel Fernandes manteve sempre a ligação. As escolinhas de futebol chegaram a ter o seu nome e o antigo capitão sportinguista visitava os campos com frequência. "Era uma referência para as nossas crianças", garante.
Ana Costa passou por várias direções do clube, mas assumiu a presidência do 1.º de Maio apenas há dois anos. O clube não tem equipa sénior, mas os juniores foram campeões e subiram à 2.ª divisão distrital. Conta que não há muito tempo teve uma conversa com Manuel Fernandes sobre as dificuldades que o 1º de Maio atravessa. "Quando ele falava comigo dizia sempre "o meu 1º de Maio", recorda.
O pequeno clube da Moita, que tem nesta altura cerca de 80 crianças nas escolinhas de futebol pretende fazer em breve uma gala onde o antigo jogador será homenageado.
O clube escreve na sua página de Facebook que o Manuel Fernandes "viverá em cada grito de golo de uma equipa do 1.º de Maio, em cada miúdo que se ufane de vestir a nossa camisola, em cada criança de Sarilhos Pequenos que chute uma bola de futebol e que aspire a ser alguém no desporto-rei".