Ouça o Relato TSF. Os leões venceram as águias com um golo aos 90+1 minutos e lançam-se para o título. Veja os golos.
Corpo do artigo
Um golo de Geny Catamo, aos 90+1 minutos, deu este sábado ao Sporting a vitória sobre o rival Benfica, por 2-1, num jogo da 28.ª jornada da I Liga, deixando os leões mais próximos do título.
Logo nos primeiros 45 segundos de jogo, Geny Catamo fez o 1-0. Pedro Gonçalves roubou a bola na esquerda, passou por Bah e Florentino e cruzou. António Silva e o guarda-redes Trubin ainda tocaram na bola antes de o esférico chegar ao segundo poste, mas Catamo marcou à vontade. Gyokeres também estava em jogo no momento do remate de Catamo por 18 segundos.
Tal como o Sporting marcou nos primeiros segundos do jogo, o Benfica chegou ao empate nos últimos segundos da primeira parte. Di María bateu um livre lateral e Bah, ao segundo poste, desviou de cabeça para o 1-1 em Alvalade. Um balde de água fria para os leões.
Já nos descontos, Catamo ganhou a bola à entrada da área, após um canto da esquerda, amorteceu com o peito e rematou ao ângulo. Um golaço do moçambicano, que bisou na partida.
O Sporting reforça, assim, a liderança do campeonato, com 71 pontos, agora com mais quatro do que o Benfica, segundo, que tem mais um encontro realizado do que os verdes e brancos, que a 16 de abril acertam calendário com a visita ao Famalicão.
O jogo começa com um grande ambiente em Alvalade. Antes do primeiro minuto de jogo, Geny Catamo inaugura o marcador após um grande lance de Pedro Gonçalves. O guarda-redes Trubin ficou mal na fotografia.
Aos 11 minutos, Gyokeres passa por António Silva, mas aparece Bah na dobra e consegue ganhar um pontapé de baliza. O primeiro remate perigoso do Benfica surge um minuto depois. De frente para a baliza, à entrada da grande área, Rafa remata muito por cima. Dois minutos depois, Geny Catamo tentava novamente o remate, mas houve um corte providencial de António Silva.
Geny Catamo está caído no relvado, aos 18 minutos. O árbitro manda seguir e é assobiado. Um minuto depois, Pedro Gonçalves rematou, mas a bola ainda bateu num defesa do Benfica e saiu pela linha de fundo. É canto para a equipa de Alvalade. As águias estão com mais bola neste início de jogo.
O árbitro está a dar a lei da vantagem, mas o Benfica está com três jogadores caídos no relvado: João Neves, Di Maria e Bah. Todos eles sofreram entradas duras dos adversários. Aos 24 minutos esteve à vista o segundo golo do Sporting, com Gyokeres a fazer gato-sapato de António Silva.
Aos 26 minutos, Hjulmand cai ao relvado após falta de João Neves. Mas são Hjulmand e Otamendi que saem punidos, por palavras e comportamentos. Na cobrança do livre, Pedro Gonçalves atira por cima. Três minutos depois, à meia volta, Di Maria remata por cima. Aos 33 minutos, Pote cai depois de um toque de Di Maria. Houve suspeitas de agressão, mas o árbitro dá apenas um raspanete ao jogador do Benfica. Grande assobiadela para o argentino em Alvalade.
Têm chovido cartolinas sempre que Di Maria vai bater um canto. Agora até o pedaço de uma cadeira caiu na zona. Aos 42 minutos, Gyokeres faz mais um ataque em profundidade, mas Otamendi consegue pará-lo com um corte já dentro da grande área. O árbitro dá dois minutos de compensação numa altura em que o Sporting beneficia de um livre perigosíssimo. Acabou por sair um lance de laboratório, com Coates a falhar esta oportunidade para fazer o 2-0.
Quando faltam 10 segundos para o intervalo, Di Maria bate um livre para o Benfica. Bah fugiu à marcação de Matheus Reis e marcou de cabeça. O lance ainda está a ser analisado. Está confirmado. É golo!
Intervalo.
Recomeça o jogo em Alvalade. É o Sporting quem sai a jogar e não há alterações nas equipas. Aos 52 minutos, depois de um ressalto, a obra sobra para o sueco Gyokeres, que atira ao ferro. A baliza de Trubin ficou a abanar. Um minuto depois, Rúben Amorim mexe na equipa. Tira Morita e põe Daniel Bragança.
Aos 55 minutos, o árbitro assinala falta de Gyokeres sobre Otamendi quando o sueco seguia a toda a velocidade para a baliza encarnada. O Benfica responde três minutos depois, com Bah a ganhar um ressalto à entrada da grande área e a rematar de pé esquerdo, muito por cima.
O Sporting entrou nesta segunda parte com o jogo mais pensado, sem arrancar muito para o ataque. Aos 64 minutos, Coates, junto ao poste, evita o golo de Neres após um passe de Di Maria. E é o argentino que vai bater o canto. Corta a defesa dos leões. Este é o período do jogo em que o Benfica está melhor.
Primeira alteração no Benfica aos 70 minutos. Sai Tengstedt e entra Arthur Cabral. No Sporting entra Diomande e Edwards. Saem Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio, que hoje não teve um dos seus melhores jogos. Dois minutos depois, a equipa técnica do Benfica queixa-se de uma falta sobre David Neres. O árbitro nada assinala.
Aos 73 minutos, Aursnes já vinha em zona frontal e é derrubado por Hjulmand. O banco do Benfica salta como uma mola, em protestos, porque o árbitro apenas assinala falta e não mostra cartões. Artur Soares Dias pede calma ao banco do Benfica. Amorim volta a mexer para os dez minutos finais. Tira Trincão e Hjulmand e coloca Paulinho e Koindredi.
Di Maria obriga Franco Israel a uma grande defesa e o argentino até lá foi elogiar o guarda-redes leonino. Aos 81 minutos, o guardião fica caído no relvado depois de uma defesa em que agarrou uma bola aérea. O jogo está de loucos. Já se percebeu que o empate não agrada a ninguém.
Esta é a melhor casa da época em Alvalade: 41 113 espectadores. Aos 86 minutos, Aursnes vê cartão amarelo. É livre para o Sporting, em frente ao banco de Amorim. João Neves cortou. Um minuto depois, João Neves foi uma parece e negou o golo a Daniel Bragança. Depois de alguma confusão na área, Daniel Bragança queixa-se de falta de António Silva e pede penálti. Artur Soares Dias assinala apenas canto. O árbitro vai depois ao banco do Sporting para mostrar cartão amarelo a Nuno Santos.
Ao cair do pano, na sequência deste canto, o Sporting marca. Geny Catamo bisa.
O árbitro dá seis minutos de compensação.
Terminou o jogo.
Onze do Sporting: Franco Israel; St. Juste, Coates e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Hjulmand, Morita e Matheus Reis; Trincão, Gyökeres e Pote.
Onze do Benfica: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi e Aursnes; Florentino e João Neves; Di María, Rafa e Neres; Tengstedt.
Suplentes do Sporting: Diogo Pinto, Edwards, Nuno Santos, Paulinho, Daniel Bragança, Diomande, Esgaio, Eduardo Quaresma e Koindredi.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Álvaro Carreras, Morato, Arthur Cabral, Kökcü, João Mário, Marcos Leonardo, Tomás Araújo e Tiago Gouveia.
