É simples, misto, fácil de jogar e profundamente coletivo. O corfebol nasceu na Holanda há mais de 100 anos e significa "bola ao cesto", mas as semelhanças com o basquetebol ficam-se por aí.
Corpo do artigo
O corfebol tem equipas de oito jogadores em paridade total: quatro homens (dois à defesa e dois ao ataque) e quatro mulheres (duas à defesa e duas ao ataque). Também pode ser jogado com apenas quatro jogadores por equipa.
Nasceu sem contacto mas agora é permitido algum, de forma moderada. O jogador não pode tirar a bola das mãos de outro nem tocar com ela com as pernas (ou pés). Joga-se por paixão pelo jogo de equipa. Continua a ser na essência um verdadeiro jogo coletivo. Homens e mulheres desempenham as mesmas funções à vez. Em paridade total.
As regras são simples. O objetivo é encestar no cesto adversário (marcar golo ou pontuar). Joga-se em pavilhão ou em recintos ao ar livre. É muito "portátil". No mínimo, basta um cesto e uma bola. Não se pode fintar nem dar passos com a bola. Por isso é feito de passes constantes. E apenas se pode lançar se a posição não estiver defendida (ter um adversário à distância de um braço).