Um minuto decisivo para Jota Silva. A história louca da não-inscrição e a intransigência que fez cair o negócio
Ao que a TSF apurou, o jogador deve seguir para outro clube, já que ainda há mercados abertos
Corpo do artigo
Foi por um minuto que o Sporting não conseguiu inscrever Jota Silva a tempo na Liga portuguesa. E tudo por culpa da resistência do grego Evangelos Marinakis, o dono dos ingleses do Nottingham Forest.
A TSF apurou que Marinakis complicou o negócio até à última e pediu sempre o dinheiro a pronto da compra. E só entre as 23h30 e as 23h45 é que aceitou um empréstimo, não dando tempo ao Sporting para concluir a operação.
Jota Silva não é assim jogador do Sporting, é do Nottingham Forest, ficando desta forma a transferência cancelada.
O braço de ferro entre o Nottingham e o Sporting manteve-se praticamente até ao final do prazo para o fecho do mercado em Portugal. Já depois das 23h30 é que os responsáveis ingleses aceitaram ceder Jota Silva por empréstimo esta temporada (4,5 milhões de euros), com posterior opção de compra obrigatória na ordem dos 15,5 milhões.
Perante isto, o Sporting teve de avançar com o processo em contrarrelógio: na verdade, pouco mais de 15 minutos.
Depois de assinados os contratos por todas as partes, incluindo jogador e empresário, a SAD do Sporting procedeu à submissão dos documentos no Transfer Matching System (TMS), da FIFA, e, de facto, os documentos entraram dentro do prazo no TMS.
Quanto à Liga Portugal, desde 25 de agosto, há uma exceção que permite aos clubes enviarem os documentos por e-mail para a Liga, para o processo ser mais rápido, podendo a submissão da documentação na plataforma da Liga ser colocada no dia seguinte. Simplesmente, é preciso que esse e-mail chegue dentro do prazo, ou seja, até às 23h59 do dia 1 de setembro.
Na realidade, o Sporting optou por enviar os contratos por e-mail para a Liga Portugal, mas já não dentro do prazo. O tempo disponível para todas estas operações não foi suficiente e o e-mail chegou à Liga pouco depois da hora limite. Assim, Jota Silva ficou impossibilitado de se transferir para Alvalade.
Ao que a TSF apurou, o jogador deve seguir para outro clube, ainda há alguns mercados abertos. Jota Silva não deve ficar então em Inglaterra: a Turquia, o Brasil ou o mercado árabe podem ser o destino do internacional português.