Um minuto, dois golos com assinatura sueca. Gyokeres oferece empate ao Sporting frente ao FC Porto no Dragão
Gyökeres bisa e permite ao Sporting empatar 2-2 frente ao FC Porto. Os leões ficam a cinco pontos do título.
Corpo do artigo
O líder Sporting colocou-se este domingo a cinco pontos do 20.º título de campeão português de futebol, ao empatar 2-2 no reduto do FC Porto, com um bis de Viktor Gyokeres a acabar, na 31.ª jornada da I Liga.
Bem cedo, aos 7 minutos, o guarda-redes do Sporting fez uma asneira. Colocou a bola nos pés de Francisco Conceição muito perto da área e o extremo tocou ao meio para Pepê, que desmarcou Evanilson para uma finalização certeira.
Os dragões aumentariam a vantagem quatro minutos antes do intervalo com uma grande jogada do miúdo Martim Fernandes. Arrancou com a bola, sentou Hjulmand e tocou para a entrada da área, onde Pepê fuzilou Israel para o 2-0. Fez-se a festa no Dragão.
Já na segunda parte, a três minutos dos 90, surgiu um cruzamento tenso e perfeito de Nuno Santos para o cabeceamento do inevitável Gyokeres. Completamente sozinho no coração da área, o sueco fez o 2-1.
Logo no minuto seguinte, no reatar da partida, o FC Porto perdeu a bola em zona defensiva, Edwards ganhou espaço na área, cruzou para o segundo poste e Gyokeres de primeira fez o empata: 2-2.
Com três rondas por disputar, o Sporting, que vinha de oito vitórias consecutivas e acabou com 10, por expulsão de Marcus Edwards (90 minutos), passou a somar 81 pontos, contra 76 do Benfica, enquanto o FC Porto isolou-se em terceiro, com 63.
Pontapé de saída para a equipa de Alvalade. O Estádio do Dragão está de pé a aplaudir Pinto da Costa, que perdeu as eleições no sábado para André Villas-Boas. Os Super Dragões exibem uma tarja gigante com o desenho de Pinto da Costa num trono. Os adeptos estão de pé a aplaudir.
Aos 7 minutos, Evanilson inaugura o marcador para o FC Porto. O guarda-redes Franco Israel não ficou bem na fotografia.
Dez minutos depois, já dentro da grande área, Pepê remata à malha lateral. Os adeptos do Sporting também fazem a festa nas bancadas, com pirotecnia. Perto dos primeiros 30 minutos de jogo, o FC Porto está fechado junto à sua grande área enquanto os leões envolvem muita gente no ataque.
Aos 40 minutos é a vez de Pepê aumentar a vantagem. Fuzilou Franco Israel. Está feito o 2-0, com assistência do miúdo Martim Fernandes.
Três minutos depois, com a baliza escancarada, Francisco Conceição desperdiça o terceiro para os dragões. O Estádio do Dragão está um vulcão no apoio à equipa azul e branca. O líder Sporting está a viver um pesadelo.
Intervalo! A equipa de Sérgio Conceição regressa igual. A única alteração é do lado dos leões. Daniel Bragança fica no balneário para dar entrada a Gyokeres.
Recomeça o jogo no Dragão. Aos 47 minutos, o FC Porto ameaça o terceiro. O lance termina num pontapé de baliza para o Sporting. Dois minutos depois, Rúben Amorim percebe o risco e faz nova alteração nos leões. Sai St. Juste, irritadíssimo, e entra Eduardo Quaresma.
Aos 51 minutos, em diagonal, Francisco Conceição liberta-se de Coates, mas o remate de pé direito sai fraco e fácil para Israel. No minuto depois, Geny Catamo cai mal e é Sérgio Conceição que vai ter com o jogador do Sporting, para ver se está tudo bem. Os leões entraram neste segundo tempo a fazer pressão alta.
Estão 45.230 espectadores no Estádio do Dragão. Mais alterações na equipa do Sporting aos 59 minutos. Sai Diomande e entra Morita. Um minuto depois, Nico surge na esquerda, depois de uma boa combinação com Galeno, mas o cruzamento não sai bem. A equipa de Rúben Amorim está a empurrar o FC Porto lá para trás.
Aos 70 minutos, Nuno Santos chocou de forma violenta, com a cabeça, contra os painéis de publicidade. Está a ser assistido fora de campo. Gyokeres já teve algumas arrancadas, mas está bem controlado pela defesa do FC Porto. Weldell vê cartão amarelo por falta sobre Pedro Gonçalves e falha o próximo jogo. O Sporting ganha um livre frontal. Pouco depois, Sérgio Conceição faz uma dupla substituição. Entra Romário Baró e Taremi e saem Francisco Conceição e Evanilson.
O Sporting tenta, mas não está a conseguir encontrar buracos na defesa do FC Porto. Aos 86 minutos, o inevitável Gyokeres reduz a vantagem para os leões, de cabeça.
Logo a seguir aos 88 minutos, no espaço de um minuto, Gyokeres empata.
Dois minutos depois de empatar, o Sporting fica reduzido a dez. Edwards vê cartão vermelho. O árbitro considera que o inglês agrediu Galeno. O árbitro dá cinco minutos de compensação. Final do jogo.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio e Wendell; Alan Varela e Nico; Francisco Conceição, Pepê e Galeno; Evanilson.
Onze do Sporting: Franco Israel, St. Juste, Coates e Diomande; Geny Catamo, Hjulmand, Daniel Bragança e Gonçalo Inácio; Trincão, Paulinho e Pote Gonçalves.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Eustáquio, Marko Grujic, Taremi, Namaso, Romário Baró, João Mendes e Gonçalo Borges.
Suplentes do Sporting: Diogo Pinto, Morita, Gyökeres, Marcus Edwards, Nuno Santos, Fresneda, Ricardo Esgaio, Eduardo Quaresma e Koba.
