O nadador norte-americano Caeleb Dressel fez hoje história, ao tornar-se o primeiro a conseguir três medalhas de ouro num só dia dos campeonatos do mundo, que estão a decorrer em Budapeste, Hungria.
Corpo do artigo
O norte-americano começou por dominar os 50 metros livre, que completou em 21,15 segundos, à frente do brasileiro Bruno Fratus e do britânico Benjamin Proud.
Depois, nos 100 metros mariposa, Dressel ganhou o ouro com uma marca de 49,86, a quatro centésimos do recorde mundial, pertencente a Michael Phelps desde 2009, terminando à frente do húngaro Kristof Milak, segundo, e com o campeão olímpico Joseph Schooling e o britânico James Guy a dividirem o bronze.
O terceiro ouro, que selou o feito inédito do norte-americano de 20 anos, veio na estafeta mista 4x100 metros livre, em que Dressel, Nathan Adrian, Mallory Commerford e Simone Manuel fixaram um novo recorde mundial, no tempo de 3.23,05 minutos. A equipa holandesa terminou em segundo, num tempo que também teria chegado para bater o anterior recorde mundial, e o Canadá completou o pódio.
Dressel, de 20 anos e bicampeão olímpico nos Jogos do Rio2016, em estafetas, soma até agora cinco triunfos nos Mundiais e é apontado como próxima grande estrela norte-americana da natação.