Os finalistas da Taça de Portugal, Porto e Sporting, vão no próximo sábado desempatar em número de troféus da prova conquistados: têm 16 cada um - menos 10 do que o grande dominador da competição, o Benfica, com 26.
Corpo do artigo
Realçamos, na primeira crónica da série especial de Números Redondos dedicada à final da Taça de Portugal de sábado, que o último confronto entre grandes numa final da competição aconteceu há mais de 10 anos, em 2008, envolvendo também Sporting e Porto.
Mas contra aquilo que seria de esperar, tendo em conta a grandeza do historial e do palmarés dos dois clubes, até hoje somente por quatro vezes Sporting e Porto se encontraram na final da competição, com duas vitórias para cada lado. Os leões venceram em 1977/78 e nem 2007/08), trinta anos depois. Já os portistas saíram por cima em 1993/94 e em 1999/00.
Registe-se que nenhuma destas finais ficou decidida nos 90 minutos regulamentares, sendo que em 1978 (1-1), 1994 (0-0) e 2000 (1-1) os empates na final obrigaram a finalíssimas (algo que já se usa nos dias de hoje, com o recurso ao desempate por penáltis). Já em 2008, tudo se resolveu no prolongamento.
Temos assim uma igualdade absoluta entre os dois clubes nas finais que disputaram entre si. Um equilíbrio que se estende igualmente ao número total de taças de Portugal conquistadas: 16 para cada um, sendo que até no número de finais disputadas os dois emblemas estão quase empatados: 30 finais para o Porto e 29 para o Sporting (contando já com a de sábado).
Este poderá ser um fator-extra de interesse relativamente ao jogo do Jamor: definir o clube que passará a ocupar isolado o segundo lugar do ranking de troféus desta competição, uma vez que o líder incontestado é o Benfica, com 26 (num total de 36 finais).
Para isso, contribui grandemente a superioridade encarnada no conjunto das finais realizadas frente aos dois grandes rivais: nas oito finais contra o Porto, as águias venceram sete (só perderam a primeira, a de 1958) e nas 10 finais contra o Sporting levaram a melhor em oito ocasiões (as duas exceções aconteceram em 1971 e 1974).
Curiosamente, leões e dragões apenas se defrontaram pela primeira vez numa final da Taça de Portugal em 1977/78, quando a prova estava perto de atingir o seu quadragésimo aniversário. Nessa altura, já tinham acontecido seis finais entre Benfica e Sporting e quatro entre Benfica e Porto.