
Real Madrid - FC Barcelona
dr
Em campo, os dois melhores treinadores do Mundo. Esta é noite de clássico no Santiago Bernabéu. José Mourinho volta a receber Pep Guardiola, na primeira mão dos quartos de final da Taça do Rei. A TSF falou com Manolo Giménez, actual treinador do Saragoça, o único em Espanha a derrotar numa eliminatória a «máquina» de Guardiola, há duas épocas, pelo Sevilha.
Corpo do artigo
O Real Madrid, detentor da Taça do Rei de Espanha, recebe esta noite o Barcelona, em mais um duelo de «titãs» do futebol mundial, especialmente interessante pela estatística esmagadora a favor do Barcelona: José Mourinho, enquanto treinador merengue só conseguiu levar a melhor por uma vez, frente a Pep Guardiola, em oito partidas.
Para Manolo Gimenez, os números, as estatísticas são para quebrar. E o treinador do Saragoça sabe bem do que fala. Foi ele o único a derrotar o Barcelona em Espanha, numa eliminatória. Aconteceu em 2009/2010, enquanto orientava o Sevilha, nos oitavos de final da Taça do Rei. Venceu em Camp Nou por 2-1 e equipa viria mesmo a ganhar o troféu, já sem Giménez, que saíu devido a maus resultados.
«Barcelona é uma máquina, mas Mourinho já ganhou»
O Barcelona, diz o actual treinador de Hélder Postiga, Ruben Micael e Fernando Meira, «é uma equipa que funciona como uma máquina, mas nós tivemos uma pontinha de sorte, até porque a procurámos. Pressionámos muito alto, junto do guarda redes - pois é ele que inicia o jogo do Barcelona - não deixando que fizessem a posse de bola habitual e que chegassem à nossa grande área com a bola controlada».
O grande esforço que pediu aos jogadores acabou por ser recompensado. Giménez coloca duas opções para defrontar o Barcelona: «Ou a equipa recua e reza para que eles não marquem golos. Ou, em alternativa, é preciso ir ter com os jogadores do Barcelona, atrapalhar a acção deles, tornar o jogo incómodo para eles e depois ter eficácia no contrataque».
Até porque Gímenez viu o último Real Madrid - Barcelona (1-3 para os catalães, na Liga) e tirou conclusões: «Creio que o Real Madrid começou muito bem na primeira parte, mas precipitou-se após o 1-0. Quis procurar o segundo golo, em vez de esperar pelo Barcelona».
Esta época, porém, José Mourinho está à frente da Liga, com mais cinco pontos que os catalães. Para Manolo Giménez «é um grande treinador. Quem o critica, enfim... Para mim é um dos grandes treinadores da nova era futebolística. Onde esteve, ganhou títulos. Já ganhou um com o Real Madrid, a Taça do Rei, e este ano vai muito bem na Liga. Ele teve a desgraça de cruzar-se com um Barcelona que joga de memória, a quem é dificil vencer. Mas é uma equipa que ele já eliminou quando estava no Inter, na Liga dos Campeões. Vai ser um jogo muito especial. Tanto Guardiola como Mourinho são dois dos melhores do Mundo».
O encontro Real Madrid - Barcelona tem início às 21h00. Acompanhe ao minuto no site TSF, em Jogos em Directo.