A vitória dos bracarenses garantia o apuramento e o empate daria mais conforto para a última jornada, mas o SC Braga foi pouco concretizador perante um Union Berlin que pouco arriscou a nível ofensivo e marcou através de grande penalidade. Frente ao Malmo, os minhotos vão lutar pela passagem aos play-offs da Liga Europa ou uma ida à Conference League. Veja o golo.
Corpo do artigo
O SC Braga enfrentou, esta quinta-feira, o líder da Liga Alemã, o Union Berlin, para a quinta jornada da fase de grupos da Liga Europa. Os bracarenses não conseguiram ultrapassar uma exibição competente da defesa dos alemães e perdeu por 1-0, adiando uma possível qualificação para os play-offs da competição para a última jornada, frente ao Malmo.
A equipa alemã tomou as rédeas do encontro logo desde o início, encostando os portugueses à sua área defensiva. Ainda assim, o equilíbrio foi a palavra-chave no decorrer da primeira parte e, apesar do maior número de oportunidades da formação da capital da Alemanha, o SC Braga conseguiu equilibrar em termos de posse de bola.
Os remates surgiram em maior número por parte da turma germânica, mas sem perigo para a baliza de Matheus. Do lado contrário, os bracarenses apenas testaram as luvas de Frederik Ronnow aos 31 minutos, por intermédio de Ricardo Horta.
A defesa, mais que o ataque, era a cabeça de cartaz da primeira parte. As balizas foram o acessório de um encontro que contou com duas equipas que utilizaram um registo de pouca exposição ao adversário, de modo a não se exporem ao erro, justificando-se o nulo no final dos primeiros 45 minutos.
Após a pausa de 15 minutos, os dois emblemas regressaram com a mesma mentalidade. O SC Braga entrou, ainda assim, bastante mais perigoso do que na primeira metade, com mais sentido de baliza. Aos 59 minutos, Abel Ruiz não alcançou o esférico que chegou dos pés de Iuri Medeiros e falhou a oportunidade de abrir o marcador.
BRAGA A PERDER NA ALEMANHA
Al Musrati comete grande penalidade, e os alemães convertem em golo! #sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #EuropaLeague #UEL #UEFA #scbraga #Braga #SCB #unionberlin #fcunionberlin #FCUB #SCBFCUB pic.twitter.com/LBhtvwq7Ar- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 27, 2022
Numa fase de maior atrevimento bracarense, o Union, numa investida ofensiva, ganhou uma grande penalidade a seu favor, aos 68 minutos. Após o árbitro Craig Pawson recorrer às imagens do vídeo-árbitro, foi assinalada a cobrança dos onze metros, onde o central Robin Knoche não desperdiçou e fez o 1-0, sem hipóteses de defesa para Matheus.
O SC Braga ainda reagiu ao golo sofrido, mas os alemães continuaram a fazer uma exibição competente a nível defensivo, mantendo a baliza a zeros e garantindo a vitória pela margem mínima no Stadion Alte Försterei.
Com a continuidade nas provas europeias já assegurada, por via da Liga Conferência, o SC Braga, para se apurar para o play-off da Liga Europa, tem de vencer o Malmö e esperar por um deslize do Union Berlim em casa do Saint-Gilloise.
Onze do Union Berlin: Ronnow; Doekhl, Diogo Leite e Knoche; Trimmel, Haberer, Thorsby, Khedira e Ryerson; Siebatcheu e Becker.
Onze do SC Braga: Matheus; Fabiano, Paulo Oliveira, Tormena e Sequeira; Iuri Medeiros, André Castro, Al Musrati e Ricardo Horta; Abel Ruiz e Vitinha.
Suplentes do Union Berlin: Grill, Stein, Jaeckel, Giesselmann, Puchacz, Schafer, Skarke, Haraguchi, Kemlein, Maciejewski, Behrens e Leweling
Suplentes do SC Braga: Tiago Sá, Víctor Gómez, Niakaté, Bruno Rodrigues, Dinis Pinto, André Horta, Račić, Gorby, Rodrigo Gomes, Álvaro Djaló, Banza e Hernâni