O suíço Roger Federer, líder do "ranking" mundial de ténis, apurou-se para os quartos de final do Open dos Estados Unidos mesmo sem jogar, ao beneficiar do abandono do norte-americano Mardy Fish.
Corpo do artigo
Assim, o tenista suíço atinge pela 34.ª vez consecutiva os "quartos" de um torneio do Grand Slam. Fish anunciou, em comunicado, que faltava por «motivos de saúde» e «por medida de precaução», sem explicitar do que se trata.
«Não queria retirar-me, mas devo respeitar a indicação médica», explicou o tenista dos Estados Unidos, atual 23.º do "ranking" e que foi operado há meses para resolver um problema de arritmia cardíaca.
Federer chega assim aos "quartos" da etapa norte-americana do Grand Slam sem perder um "set" e vai agora defrontar o checo Thomas Berdych, que afastou o espanhol Nicolas Almagro, por 7-6 (7-4), 6-4 e 6-1.
«Vou ter de estar a mais de 100 por cento», diz Berdych, que em 15 confrontos diretos com Federer perdeu 11. A tendência recente é mais equilibrada e nos últimos seis jogos há 3-3.
Federer, que disputa o seu 54.º "Grand Slam", não ganha em Nova Iorque desde 2008 e procura chegar a um recorde de seis títulos na era Open.
Ao ganhar em Wimbledon em Julho, conquistou o 17.º "Grand Slam", batendo o escocês Andy Murray, que, depois, se desforrou nos Jogos Olímpicos.
No setor feminino, grande manifestação de força da quarta pré-designada, a norte-americana Serena Williams, que aplicou um duplo 6-0 à checa Andrea Hlavacova.
Serena encontrará agora a sérvia Ana Ivanovic, a quem sempre ganhou. Hoje, Ivanovic afastou a búlgara Tsvetana Pironkova, por 6-0 e 6-4.
Também para os quartos de final avança a italiana Sara Errani, que bateu a alemã Angelique Kerber, por 7-6 (7-5) e 6-3. Pela primeira vez nos "quartos" do US Open, vai agora defrontar a vencedora do jogo entre a italiana Roberta Vinci e a polaca Agnieszka Radwanska, que ainda decorre.