Aos 19 anos, a jovem número seis do mundo superou aquela que será a líder do ranking WTA na segunda-feira em três sets, pelos parciais de 2-6, 6-3 e 6-2.
Corpo do artigo
A norte-americana Coco Gauff derrotou este domingo a bielorrussa Aryna Sabalenka na final do Open dos Estados Unidos para conquistar o primeiro título do Grand Slam, tornando-se na terceira campeã 'teenager' do último 'major' da época.
Aos 19 anos, a jovem número seis do mundo superou aquela que será a líder do ranking WTA na segunda-feira em três 'sets', pelos parciais de 2-6, 6-3 e 6-2, para fazer história em Flushing Meadows, após recuperar de uma desvantagem de um 'set' a zero.
No primeiro 'set', Sabalenka, muito agressiva, apresentou um jogo mais variado e, entre abertura de ângulos, 'slices' e subidas à rede conseguiu encerrar o parcial do fim de 39 minutos, graças a oito 'winners' contra três da adversária, que só converteu um 'break' em quatro oportunidades, ao contrário da bielorrussa que concretizou três em seis 'break points'.
Na segunda partida, Gauff agarrou-se ao apoio do público, ao encontro e, mantendo uma capacidade defensiva notável, devolveu mais bolas e forçou mais o erro da adversária, que sofreu o 'break' no quarto jogo, após cometer a sua quarta dupla falta no desafio.
Graças à quebra de serviço, a norte-americana, que registou sete erros não forçados face aos 16 de Sabalenka, remeteu a decisão para o terceiro 'set' e levou ao delírio as bancadas, recheadas de múltiplas estrelas do desporto e da televisão, entre os mais de 20 mil espetadores que encheram o Arthur Ashe Stadium.
No derradeiro parcial, Coco Gauff fez o 'break' de entrada, confirmou no seu jogo de serviço e ainda alcançou o duplo 'break' logo de seguida. Embalada no 3-0, a norte-americana manteve a consistência, mas, depois de a adversária quebrar fisicamente, tendo pedido assistência médica à perna esquerda, ainda foi quebrada no seu serviço.
Com apenas um 'break' de vantagem, Gauff não se encolheu e, mostrando-se fiel à sua estratégia e irrepreensível a defender, encerrou a discussão pelo troféu ao fim de duas horas e seis minutos, prevalecendo a consistência e o jogo defensivo sobre a potência e agressividade da bielorrussa.
No final, olhando às estatísticas, a nova campeã registou 13 'winners' e 19 erros não forçados contra os 25 pontos ganhantes e 46 faltas não provocadas de Sabalenka, campeã do Open da Austrália e única tenista esta temporada a fazer meias-finais de todos os torneios da temporada.
Já Coco Gauff, que ascenderá ao terceiro lugar na hierarquia mundial de singulares e partilhará o primeiro lugar no ranking de pares com a compatriota Jéssica Pegula, junta aos 16 títulos da carreira, quatro dos quais conquistados esta temporada, o título do US Open, sucedendo no palmarés da prova à polaca Iga Swiatek, na segunda final de um 'major', depois da derrota em Roland Garros, no ano passado.