O tenista croata Marin Cilic, 14º cabeça de série, venceu hoje o Open dos Estados Unidos, quarto torneio do Grand Slam, ao derrotar o japonês Kei Nishikori, 10º, por 6-3, 6-3, 6-3.
Corpo do artigo
Numa final entre dois tenistas que nunca tinham estado em finais de "majors", Marin Cilic precisou de 1:53 horas para vencer o tenista japonês, primeiro asiático na final de uma prova do Grand Slam.
A poucos dias de completar 26 anos, o croata conquistou o seu 12º título de singulares, o primeiro em torneios de Grand Slam, nos quais a sua melhor prestação tinham sido as meias-finais no Open da Austrália em 2010.
Há quase um ano, Cilic foi suspenso por doping, mas, após quatro meses de suspensão, conseguiu deixar o castigo para trás e conquistar um dos torneios mais importantes do Mundo, com um triunfo justo sobre Nishikori, por 6-3, 6-3, 6-3.
«Houve muito trabalho duro nestes últimos anos, em especial neste último. Penso que a minha equipa me deu algo de especial, especialmente o Goran (treinador Goran Ivanisevic). Temos trabalho muito, mas a coisa mais importante que ele me deu foi alegria de jogar ténis e de me divertir sempre», disse no final.
Na primeira final desde 2005 sem Djokovic, Rafael Nadal ou Roger Federer, Cilic tornou-se no jogador com o "ranking" mais baixo a vencer o US Open desde 2002, quando o norte-americano Pete Sampras conquistou o cetro como 17º pré-designado.
«Penso que este [triunfo] é um sinal de que se trabalhamos muito as coisas acabam por acontecer», referiu Cilic.