O atleta ajudou a Jamaica a vencer os 4x100 metros estafetas numa prova em que os EUA, os mais diretos adversários, acabaram por ser desclassificados devido a uma passagem incorreta do testemunho.
Corpo do artigo
Usain Bolt conseguiu este sábado alcançar novamente a medalha de ouro, a terceira nos Mundiais de Pequim, ao ajudar a equipa da Jamaica a vencer a prova dos 4x100 estafetas, com o tempo de 37,36 segundos.
O atleta de 29 anos, que já tem no bolso as medalhas de ouro pelos 100 e 200 metros, fez o último percurso deixando para trás os rivais dos Estados Unidos que acabaram por ser desclassificados da prova.
A equipa norte-americana, que incluía o medalha de prata dos 100 e 200 metros Justin Gatlin, foi inicialmente colocada em segundo lugar mas acabou por ser desclassificada da prova devido a uma passagem falhada do último testemunho. Mike Rogers recebeu o testemunho fora da zona autorizada.
Com esta desclassificação, a China foi promovida ao segundo lugar e o Canadá a terceiro.
Bolt e os colegas de equipa Nesta Carter, Asafa Powell e Nickel Ashmeade conseguem assim manter o domínio da Jamaica na prova dos 4x100 estafetas, alcançado a sexta vitória consecutiva em grandes provas mundiais incluindo as duas últimas edições dos Jogos Olímpicos.