
Bola de futebol
Direitos Reservados
O Vitória de Guimarães adiou hoje para a próxima quinta-feira a decisão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, depois do nulo no terreno dos dinamarqueses do Midtjylland, em jogo com poucas ocasiões de golo.
Corpo do artigo
As duas equipas, que regressaram às competições europeias depois de três anos de ausência, não arriscaram muito e procuraram não sofrer golos que pudessem comprometer o apuramento, escreve a agência Lusa.
O Midtjylland nem sequer aproveitou a melhor condição e até não mostrou capacidade ofensiva, apesar de os irrequietos nigerianos Hassan e Nworuh, muito solicitados em passes longos, obrigarem a atenção redobrada.
Na estreia em encontros oficiais na temporada, o Vitória de Guimarães criou mais situações junto da baliza da equipa dinamarquesa, mas faltou a acutilância necessária para sair de Herning com um triunfo.
A primeira intenção pertenceu mesmo aos vimaranenses, logo aos três minutos, com o marroquino Abdelghani a rematar de longa distância e a testar a atenção do guarda-redes Kasper Jensen.
Sem acelerar muito os processos, o Vitória de Guimarães voltou a acercar-se da baliza dos dinamarqueses aos oito minutos, mas o desvio de cabeça do maliano N'Diaye levou a bola a viajar sobre a barra.
Os vimaranenses nunca perderam a concentração defensiva e as poucas iniciativas do Midtjylland foram facilmente resolvidas.
A única oportunidade do Midtylland ocorreu aos 18, na sequência de um lançamento lateral. Bak desviou de cabeça e Hassan por pouco não conseguiu dar outro seguimento à bola.
Sólido, o conjunto de Manuel Machado procurou sempre o ataque organizado e foi notória a preocupação em evitar que os defesas e os médios dinamarqueses ensaiassem passes longos para aproveitar a velocidade dos nigerianos Hassan e Nworuh.
A equipa portuguesa nunca perdeu o controlo do jogo e desfrutou de uma falha defensiva aos 37, mas o brasileiro Toscano não conseguiu chegar a tempo do guarda-redes dinamarquês sair da área e afastar a bola.
No segundo tempo, o Vitória de Guimarães continuou a revelar cautelas em estender-se no relvado, mesmo depois de o técnico Manuel Machado ter lançado Edgar na frente de ataque.
Aos 80 minutos, Toscano ganhou espaço e rematou rasteiro e cruzado, com a bola a viajar perto do poste direito da baliza de Kasper Jensen.
Manuel Machado ainda esgotou as substituições com a entrada do avançado brasileiro Maranhão, mas o cariz do jogo não sofreu alteração até ao final e a decisão da pré-eliminatória será no estádio D. Afonso Henriques.
Num jogo disputado no estádio de Herning, na Dinamarca, arbitrado por Menashe Masiah (Israel), as equipas alinharam do seguinte modo:
Midtjylland: Kasper Jensen, Afriyie, Bak Nielsen, Kristijan Ipsa, Jesper Juelsgard, Mads Albaek (Jonas Borring, 87), Jakob Poulsen, Izunna Uzochukwu, Hassan, Jude Nworuh (Tim Janssen, 72) e Igboun.
Suplentes: Jonas Lossl, Marc Moller, Jonas Borring, Tim Janssen, Danny Olsen, Adigan Salami e Christian Sivebaek.
Vitória de Guimarães: Nilson, Alex, João Paulo, N'Diaye, Anderson Mineiro, Issam El Adoua, Pedro Mendes (Leonel Olimpio, 71), João Alves, Targino (Maranhão, 82), Abdelghani Faouzi (Edgar, 57) e Marcelo Toscano.
Suplentes: Serginho, Rodrigo Defendi, Renan, Jean Barrientos, Leonel Olimpio, Edgar e Maranhão.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Izunna Uzochukwu (15) e Alex (64).